domingo, 17 de maio de 2009

Um Documento (A Propósito do tema dos XII Turres Veteras)- Agradecimento a Wellington pelos habitantes do Vimeiro


“Illm.º e Exm.º Sr.
“Depois que V.Exª fez ir d’escantilhão para França o fanfarrão Junot, tendo-o posto em papos de aranha nos campos do Vimeiro; depois que V. Ex.ª fez sair com vento de baixo o ladino Soult, da cidade do Porto, obrigando-o a fazer vispere e ir com as calças na mão para Castela; depois que V. Ex.ª disse ao Zanaga Massena: alto lá, sr. Macário!, e jogando o jogo dos sisudos lhe mostrou as linhas com que se cosia, fazendo-o dar às trancas e apanhar pés de burro, por ter dado com as ventas num sedeiro; depois que V. Ex.ª fez ir de catrambias a Berrier” ( Brennier ?) “da cidade de Rodrigo e ao caxola Philippon limpar as mãos à parede em Badajoz, como quem diz faça que não me viu, e tendo-o tem-te Maria não caias; depois que V.Ex.ª finalmente, nos campos de Arapiles, zás traz no cego, desazou o macambúzio Marmont e o obrigou a contar a sua derrota p a pa Santa Justa, tim tim por tim tim; foi então, Exm.º Senhor, que nós, os pés de boi, Portugueses velhos, dissemos: este não é general de cá ca rá cá; tem amoras; não faz cancaburradas, nem deixa fazer o ninho atrás da orelha; e, como prudente, umas vezes acomete e outras põe-se de conserva. Agora podemos dormir a sono solto; o nosso sono está nas malvas; a vinda do inimigo será no dia de S. Nunca à tarde.
“Portanto, só resta agradecer a V. EX.ª a visita que nos fez, que desejamos não seja de médico, nem com o pé no estribo, devendo saber V. Ex.ª que estes desejos não são bazófias, nem parolas que leva o vento, mas sim ingénuos votos de corações agradecidos e leais, em os quais tem V. Ex.ª erguido, com tanta justiça, um trono de amor e respeito.
“ De V. Ex.ª etc.
“ Os Habitantes do Vimeiro “.


(carta dirigida pelos habitantes do Vimeiro ao duque de Wellington, em reconhecimento pela sua vitória, citada por vários autores. Transcrevemos a versão incluida por Pedro Garcia Anacleto em “Fastos da História de Portugal - A Batalha do Vimeiro”, in Boletim Cultural da Junta Distrital de Lisboa, IIª série, nº 61/62, 1964, pp. 151-152).



Sem comentários: