quinta-feira, 25 de junho de 2009

Jornalistas do "Frente Oeste" com salários em atraso

"Jornalistas do “Frente Oeste” com salários em atraso

"1. Os jornalistas do semanário regional “Frente Oeste”, com sede em Torres Vedras, não recebem os salários desde Janeiro – o último liquidado – e não dispõem de qualquer informação sobre a previsão do seu pagamento.

"2. A empresa editora do jornal, que emprega cinco jornalistas, não apresentou qualquer justificação para o atraso, pelo que a situação se torna inaceitável perante a lei e os mais elementares princípios de respeito pelos direitos dos trabalhadores.

"3. O Sindicato dos Jornalistas (SJ) está a acompanhar a situação na empresa e a prestar apoio aos seus profissionais, estando a desencadear as necessárias diligências designadamente junto da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT).

"4. O jornal abrange os concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Mafra, Óbidos, Peniche, Rio Maior, Sobral do Monte Agraço e Torres Vedras, estando também disponível online.

"Lisboa, 18 de Junho de 2009

"A Direcção do Sindicato dos Jornalistas".

O "Frente Oeste" e os seus jornalistas têm prestado um inestimável serviço a Torres Vedras e nas suas páginas têm sido publicadas muitas trabalhos de qualidade sobre a História Local de Torres Vedras, da autoria de vários colaboradores.
O "Frente Oeste" faz falta à região e a Torres Vedras, por isso é importante encontrar uma solução que salve esse projecto, um dos mais importantes na História do jornalismo torriense.
Como colaborador desse jornal, daqui manifo a minha profunda solidariedade para com os jornalistas desse prestigiado título local.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pelo que ouvi os jornalistas de peso demitiram-se e também os funcionarios administrativos e a paginadora mais antiga, todos com 5 salários em atraso e os outros dois jornalistas estão de baixa há meses.E ao que ouvi dizer também a proprietária não assinou os papeis para os trabalhadores requererem o Fundo Desemprego como é sua obrigação. Pergunto: Porque não actuou já a Inspecção de Trabalho já que foi contratado um novo jornalista? Onde está a moralidade de quem administra o que foi o melhor jornal da região? Se calhar no carnaval de verão de Santa Cruz, onde o "samba" foi pela noite dentro e ajudou a "libertar" a "crise". Triste!