quinta-feira, 18 de março de 2010

SIM, SR. VINHO!

A exposição de Joana Vasconcelos é o tema central da edição do Jornal de Letras desta quinzena, que mostra na capa a artista junto do "Sr. Vinho"


A polémica sobre a aquisição, pelo município torriense, da obra “sr. Vinho” , da artista plástica Joana Vasconcelos, continua acesa.

Pelo que tenho lido quase ninguém questiona a qualidade artística da obra.

A questão tem sido mais discutida na perspectiva política e económica.

Politicamente penso ter havido um erro de estratégia, ao fazer-se tabu sobre a sua aquisição, que só foi conhecida após o facto consumado. Acredito que se se tivesse apresentado a proposta publicamente, antes da aquisição, o ruído seria tanto que nunca a veríamos concretizada. O provincianismo ainda tem muito peso nesta terra. Penso que foi um risco calculado, embora …pouco “democrático”.

Infelizmente a polémica também não tem fugido à “partidarite”, como se estar a favor ou contra a aquisição da obra fosse o mesmo que estar a favor ou contra o presidente da Câmara.

Esta questão é muito mais que uma mera questão partidária. É uma questão de opções culturais e de valorização do espaço urbano torriense.

Sobre a perspectiva económica, grande parte das intervenções contestando o preço da obra roçam a mais imbecil demagogia economicista.

O facto de se gastar dinheiro numa obra de arte não impede que continue a haver dinheiro para outras actividades ou necessidades. Claro que, também aqui, se pecou por falta de informação. Afinal quem são e qual o valor do apoio dado pelos mecenas? Quanto vai ser pago pelo município e de onde vêm esses fundos? Estas questões têm de ser respondidas, de forma clara e frontal, pela vereação.

Seja como for o valor avançado não é excessivo para o orçamento de um município como o de Torres Vedras.

Nada disto deve impedir que os torrienses se esforcem para que se concretize a aquisição do “Sr. Vinho”, pois será sempre uma mais-valia para valorizar esta cidade.

Se têm tantos problemas com o dinheiro a gastar, então encontrem uma solução alternativa que pode passar, por exemplo, por uma subscrição pública, mas, por favor, não criem obstáculos á viabilização dessa aquisição. Não repitam aquilo que outros “políticos” torrienses fizeram no século XVI , impedindo a instalação da Universidade em Torres Vedras.

Podem ler mais sobre o “sr. Vinho” e a exposição de Joana Vasconcelos AQUI.



Sem comentários: