sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Exposição de Fotografia de Ana Henriques.

É amanhã à noite inaugurada na Cooperativa de Comunicação e Cultura a exposição de fotografia de Ana Henriques, intitulada “Passagem”.

A exposição será inaugurada pelas 22 horas no piso 1 da sede daquela associação e vai estar patente ao público até ao próximo dia 22 de Janeiro.

Sobre essa exposição escreveu Mário Verino Rosado que, em “ Passagem, Ana Henriques liberta-se da sua gramática expressiva habitual e dedica-se a revisitar/reinventar os lugares da sua própria infância. Através de um registo autobiográfico, decompõe a sua memória e expõe-na perante qualquer olhar interessado. Passagem representa, deste modo, a própria matéria fragmentária do mnemónico e o constante processo de auto-compreensão que empreendemos ao longo desta “passagem” a que chamamos vida. ... “.

Torres Vedras tem “produzido” ao longo dos últimos anos um bom “lote” de fotógrafos, uns com projecção nacional ou mesmo internacional, como o já referido Nanãn Sousa Dias, mas também uma Adriana Freire e um Pedro Cláudio.

Não tendo seguido a vida profissional, mas desenvolvendo um trabalho de grande qualidade, são de realçar nomes como Paulo Barrinha, Vasco Lago Pinto, Mário Rui Hipólito, Daniel Abreu, Antero Valério ou Joaquim Esteves, Armando Jorge Fernandes, Olga Moreira, Vanessa Éffe, Ana Isa Silva e muitos outros.

Ana Henriques faz parte de uma nova geração de fotógrafos torrienses que se agruparam à volta, primeiro do projecto Fixart, depois na verdadeira escola em que se tornaram as iniciativas da Cooperativa de Comunicação e Cultura, nomeadamente com o apoio do Nanan Sousa Dias e de outros fotógrafos nacionais.

Ana Henriques é uma das mais criativas e inovadoras fotógrafas desta nova geração, por isso ninguém deve perder esta sua exposição.

Sem comentários: