sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Exposição de Fotografia de Ana Henriques.

É amanhã à noite inaugurada na Cooperativa de Comunicação e Cultura a exposição de fotografia de Ana Henriques, intitulada “Passagem”.

A exposição será inaugurada pelas 22 horas no piso 1 da sede daquela associação e vai estar patente ao público até ao próximo dia 22 de Janeiro.

Sobre essa exposição escreveu Mário Verino Rosado que, em “ Passagem, Ana Henriques liberta-se da sua gramática expressiva habitual e dedica-se a revisitar/reinventar os lugares da sua própria infância. Através de um registo autobiográfico, decompõe a sua memória e expõe-na perante qualquer olhar interessado. Passagem representa, deste modo, a própria matéria fragmentária do mnemónico e o constante processo de auto-compreensão que empreendemos ao longo desta “passagem” a que chamamos vida. ... “.

Torres Vedras tem “produzido” ao longo dos últimos anos um bom “lote” de fotógrafos, uns com projecção nacional ou mesmo internacional, como o já referido Nanãn Sousa Dias, mas também uma Adriana Freire e um Pedro Cláudio.

Não tendo seguido a vida profissional, mas desenvolvendo um trabalho de grande qualidade, são de realçar nomes como Paulo Barrinha, Vasco Lago Pinto, Mário Rui Hipólito, Daniel Abreu, Antero Valério ou Joaquim Esteves, Armando Jorge Fernandes, Olga Moreira, Vanessa Éffe, Ana Isa Silva e muitos outros.

Ana Henriques faz parte de uma nova geração de fotógrafos torrienses que se agruparam à volta, primeiro do projecto Fixart, depois na verdadeira escola em que se tornaram as iniciativas da Cooperativa de Comunicação e Cultura, nomeadamente com o apoio do Nanan Sousa Dias e de outros fotógrafos nacionais.

Ana Henriques é uma das mais criativas e inovadoras fotógrafas desta nova geração, por isso ninguém deve perder esta sua exposição.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

John Cale em TORRES VEDRAS, a 25 de Fevereiro do próximo ano.



O Jornal "Público" anuncia hoje que John Cale, companheiro de Lou Reed nos Velvet Underground, e um dos  musicos contemporâneos mais originais, vai actuar no Teatro Cine de Torres Vedras no próximo dia 25 de Fevereiro de 2011. Um espectáculo único por estas bandas. 

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Como é que se vai devolver gente às lojas da Baixa de uma cidade? -

O Comércio tradicional de Torres Vedras sofre do mesmo drama desse mesmo comércio em quase todas as grandes cidades, principalmente naquelas onde existe um peso demasiado grande de grands superfícies comerciais.
O artigo que cuja leitura em baixo recomendamos, pode indicar pistas que podem ser aplicadas em Torres Vedras para salvar esse Comércio Tradicional e revigorar o centro da cidade:

Como é que se vai devolver gente às lojas da Baixa de uma cidade? - Local - PUBLICO.PT (clicar na frase para ler a notícia)

sábado, 4 de dezembro de 2010

Colóquio - Debate sobre o Chafariz dos Canos.

Conforme anunciámos,realizou-se ontem o colóquio-debate, organizado pela Associaçã do Património, para debater a situação do Chafariz dos Canos.
Essa associação fez-nos chegar o balanço feiro sobre esse encontro, a qual aqui transcrevemos na integra:

“Para quem não pôde participar: a sessão sobre o Chafariz dos Canos correu bem. Isto é: atingiu os objectivos propostos, a saber:

1 . fundamentar a prioridade absoluta da intervenção no Chafariz dos Canos;

2 . reforçar o alerta sobre a degradação vergonhosa a que chegou este Monumento e a sua

envolvente;

3 . informar sobre os Projectos existentes na Câmara Municipal para resolver a situação.

O presidente da Associação, Joaquim Moedas Duarte, abordou a realização deste encontro à luz da legislação que rege a defesa do Património, nomeadamente o seu artigo 10º (Estruturas Associativas de Defesa do Património Cultural). Fez um beve historial das promessas autárquicas e dos adiamentos das obras do Chafariz, e apresentou um conjunto de imagens, algumas delas pouco conhecidas e outras com grandes planos elucidativos do estado de degradação do Monumento.

Seguiu-se uma abordagem histórica, a cargo de Carlos Guardado, presidente da Assembleia Geral da Associação, que nos trouxe tudo o que hoje se sabe sobre este Monumento medieval.

Para o terceiro objectivo convidámos Carlos Bernardes, vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, que informou:

- o restauro "é uma prioridade absoluta", a par da requalificação do Largo envolvente

- a Câmara está em contacto permanente com o IGESPAR para o restauro do Monumento,

procurando a melhor empresa na área deste tipo de trabalho

- o concurso para a obra de restauro vai ser lançado este mês (Dezembro de 2010)

- a obra deverá iniciar-se o mais tardar no próximo verão

- a requalificação do Largo está integrada no projecto Torres Ao Centro

- a Câmara está em negociações com o proprietário do edifício do lado poente, a fim de se encontrar

uma solução para o estado deplorável em que se encontra

- as intervenções devem ter em conta a necessidade de articular os três pontos históricos daquele

Largo: o Chafariz, o Passo da Procissão dos Passos e os vestígios da muralha medieval.

A assistência - trinta pessoas - participou no debate final, pondo questões à Mesa”.