segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O Golfe do "Vimeiro".

Neste último Fim-de-Semana o jornal Público dedicou duas páginas do seu suplemento "Fugas" ao campo de Golfe do "Vimeiro", cujo texto pode ser lido integralmente AQUI.
Apenas um erro a reparar. O campo de golfe referido, que fica junto a Porto Novo e pertence ao Hotel Golf Mar, não pertence ao concelho da Lourinhã. Fica nos limites do concelho de Torres Vedras e pertence à recentemente criada freguesia da Maceira.
A confusão é antiga e deve-se ao facto de se ter adoptado o nome de Vimeiro, não só para a empresa de àguas com sede na Maceira, mas também para as piscinas e para aquele Hotel, então pertencentes àquela empresa.
Nada disto fica na freguesia vizinha do Vimeiro, esta sim pertencente ao concelho da Lourinhã, mas na actual freguesia da Maceira, tendo a região pertencido à freguesia de A Dos Cunhados, também de Torres Vedras, durante séculos, de onde foi desanexada para formar aquela nova freguesia.
A escolha comercial do nome de Vimeiro para as àguas, as piscina e o Hotel teve como objectivo rentabilizar a importância histórica da Batalha do Vimeiro, sendo que a movimentação das tropas anglo-lusas envolveu também Porto Novo e a Maceira.
A fotografia que ilustra este post foi retirada do blogue Portugal Lusitânia, onde descobrimos ESTA página dedicada a uma visita ao Hotel Golf Mar, com outras excelentes fotografias do local

1 comentário:

Ô Hotels and Resorts disse...

Agradecemos o Input informativo relativamente ao nosso Campo. O Complexo termal do Vimeiro, junto com o Hotel, o Centro Hípico e o Campo de Golfe encontram-se integrados numa nova marca, Ô Hotels and Resorts.

Já agora poderão ficar a conhecer a nova marca do Hotel e do grupo onde está integrado: Ô Hotels and Resorts