quinta-feira, 7 de abril de 2011

NO DIA NACIONAL DOS MOINHOS - Moinhos do Oeste (Zona do Maxial)


No cimo de montes e serras, eles parecem guardiões dos férteis vales do oeste, embelezados no Outono pelos tons avermelhados dos vinhedos.

São os moinhos do oeste, cuja origem se perde em penumbra secular, à volta dos quais nasceram lendas, escreveram-se histórias, viveram-se amores e ódios.

Conta-se que foram usados para disfarçar peças de artilharia quando das invasões francesas.

Existem várias versões sobre a sua implantação na Península Ibérica. Uns atribuem-na aos árabes, outros aos cruzados cristãos. De concreto, sabe-se que a primeira referência à existência, na Europa, de um moinho de vento, de eixo horizontal, foi registada em Inglaterra em 1185. Em Portugal a sua presença é identificada pela primeira vez num documento de 1303.

Os moinhos do oeste seguem, em geral, o modelo mediterrânico: uma torre de pedra cilíndrica, em alvenaria, com a base ligeiramente maior, de dois pisos, porta virada a sul e tecto de forma cónica, apoiando o eixo horizontal, onde se fixam quatro velas de tela.

O funcionamento desses belos e mágicos monumentos lembra velhos veleiros, lutando contra o vento no meio de montes ondulantes.

São cada vez em menor número os moinhos a funcionar na região, mercê da modernização da indústria de moagem. Daí que assistir ao trabalho do moleiro seja um raro e fascinante espectáculo , cheio de poesia, embalada na musicalidade característica dirigida pelo som dos búzios, nos mastros em movimento.

Feitos de cantarinhos em cerâmica, ou apenas de pequenas cabaças ou canas rachadas, os búzios parecem dar vida própria a cada moinho, levando-nos ao mundo maravilhoso de D. Quixote de La Mancha.

Correr o nosso Oeste, observando os velhos moinhos, aproveitando as tarde ensolaradas deste início de Primavera , é um prazer cada vez mais raro, numa paisagem invadida pela nova geração dos gigantescos, futuristas e friamente metálicos moinho eólicos, que agora cobrem, com a sua sombra, o espaço daqueles velhos sobreviventes.













1 comentário:

Emotions disse...

Lindos os moinhos de Vila Seca. Com uma vista soberba.