quarta-feira, 18 de abril de 2012

Associação do património torriense promove várias iniciativas para comemorar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

 
Hoje é o  Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
“A Associação do Património de Torres Vedras vai participar, mais uma vez, na celebração deste dia com as seguintes actividades:

“GRUTA CALCOLÍTICA DA ERMEGEIRA: UM MONUMENTO NACIONAL MAL CONHECIDO

“Maxial é uma freguesia do Município de Torres Vedras com numerosos vestígios de ocupação humana desde a Pré-História. O mais significativo é a Gruta Calcolítica da Ermegeira – aldeia próxima da sede de freguesia – descoberta e explorada no final dos anos 30 do século passado. Do espólio existente avulta um par de pendentes de ouro, guardado no Museu Leite de Vasconcelos, em Belém, cuja valia e raridade explicam a classificação daquela estação arqueológica como Monumento Nacional. Da gruta resta apenas uma parte da calote, o que se explica pela ação do tempo e algum vandalismo. Mas aquele é um vestígio importante a preservar e que está em risco de ser desclassificado devido ao estado de abandono.
“A Associação do Património de Torres Vedras, inspirada no lema deste dia – Do Património Mundial ao Património Local – decidiu realizar um programa de divulgação e sensibilização para este Monumento tão pouco conhecido dos torrienses, a decorrer em Abril no Maxial:

Dias 17 a 23
               Auditório da Junta de Freguesia do Maxial:
              - Pequena exposição alusiva ao período calcolítico, com peças do Museu Leonel 
                Trindade, de Torres Vedras            
      - Sessões com alunos das Escolas do Maxial, em horas a definir.

Dia 21 (sábado)
            15H30: Autocarro da Câmara Municipal de Torres Vedras, junto ao Tribunal, para quem  quiser deslocar-se ao Maxial
                 16H00 – Auditório da Junta de Freguesia:
                 Sessão evocativa e documental sobre a Gruta da Ermegeira.
                 Intervenções: Joaquim Moedas Duarte, presidente da Associação do  Património de Torres Vedras e Emanuel Carvalho, Técnico de Arqueologia do IGESPAR – Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico.
                  17H30 – Visita ao local da Gruta Calcolítica da Ermegeira.

Dia 22(domingo)
          09H00:Caminhada com passagem pelo local da gruta. Partida frente à Junta de Freguesia do  Maxial. Percurso com cerca de 10 km, de nível fácil, aberto ao público em geral.

“Participar nestas atividades é uma forma de ajudar a defender o nosso Património.
“A ADDPCTV agradece a colaboração da Junta de Freguesia do Maxial, do Município de Torres Vedras e dos técnicos do Museu Municipal Leonel Trindade, de Torres Vedras”.


Uma das peças mais valiosas encontrada na Gruta Calcolítica  da Ermegeira é um conjunto de brincos em ouro, que estão depositados no Museu Nacional de Arqueologia:

Sem comentários: