quinta-feira, 26 de abril de 2012

A VIDA TORRIENSE NOS FINAIS DO SÉCULO XIX, nos caracteres da Imprensa Local (1885-1890) - 4


ABRIL 1885

Nesse mês iniciaram-se as obras do então “novo matadouro” à Cruz das Almas.
Enquanto Isso podíamos seguir pelo jornal da época a evolução do estado das vinhas: “O trabalho das cavas está tomando grandíssimo desenvolvimento, apesar dos elevadíssimos preços dos salários, alguns dos quais já têem regulado por 550 e 600 reis diários”.
No princípio do mês o ambiente era de pessimismo em relação à evolução dos trabalhos do caminho-de-ferro que, “pelos jeitos que leva, promete demorar-se até às Kalendras gregas. A gente que anda trabalhando é tão diminuta que mais parece destinada a conservar o que está feito do que a prosseguir na construção. Os operários, segundo nos consta, são mal pagos, o que por vezes tem originado desinteligências entre eles e os empreiteiros”.
Mas lá para a segunda metade do mês as coisas pareciam ir melhorar pois tinham desembarcado “em Alhandra uns 500 operários com destino à construção da linha”.
Já na última semana do mês mais um sinal que a obra ira avançar: “realizaram-se as expropriações dos terrenos para o local da estação do caminho de ferro d'esta vila. O preço dos terrenos foi o seguinte:
“Às Sras. Tavares, 450$00 réis, ao Sr. José Avelino Nunes de Carvalho, 2.600$00 réis; ao Sr. Molke 1.700$00 réis; ao Sr. João Victorino Pereira da Costa, 4.300$00 réis.»
Entretanto as más condições sanitárias do concelho e a precária medicina da época levavam  a que a Varíola continuasse “grassando na vila e aldeias convizinhas”.
Correu assim o mês de Abril, mês em que se anunciava a chegada do rouxinol que “à tardinha, nos ulmeiros do Sizandro, ou nas maceiras em flor que cobrem os vinhedos, a pequena avesinha solta, em desafio com as outras, o canto variadíssimamente modulado e vibrante que penetra o coração de doce melancolia, e nos faz cismar nos sonhos do passado e nas ilusões do futuro”.

1 comentário:

Trufas disse...

ótimo blog, parabéns...