segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Eleições Autárquicas - resultados finais em Torres Vedras.

Começamos por completar os resultados das freguesias que ainda faltavam apurar ao final da noite de ontem, completando assim a divulgação de resultados  AQUI publicados em post anterior:

S.PEDRO DA CADEIRA: Vencedor - PS (63,53), com 7 mandatos, seguindo-se o PSD (22,96), com 2 mandatos;

SILVEIRA: Vencedor - PS (55,19%), com 8 mandatos, seguindo-se o PSD (20,92%) com 3 mandatos, a coligação liderada pelo CDS (8,64) com 1 mandato e o CDU (6,72%), igualmente com 1 mandato;

Ventosa: Vencedor - PS (49,94%) com 6 mandatos, PSD (22,87%9 com 2 mandatos e a lista independente "Torres em Linha" (12,64%), com 1 mandato;

Por último, um dos resultados mais esperados, o da "super-freguesia" unida de S. Pedro, Stª Maria e Matacães, a freguesia urbana com 20 mil eleitores:

Nesta freguesia o PS obtém maioria absoluta, com 44,07% dos votos expressos e a eleição de 10 mandatos, seguindo-se, por ordem, o PSD (18,75%) com 4 mandatos, a CDU (13,58%) com 3 mandatos, a Lista independente "Juntos Por Todos" com 7% e 1 mandato e "Torres na Linha", outra lista independente, mas saída de uma cisão no PSD com 5,98% e 1 mandato.

No total das Assembleias de freguesia o PS saiu vencedor, com 76 mandatos, mas perdendo cerca de 3000 votos em relação a 2009, seguindo-se o PSD com 31 mandatos, perdendo mais de cinco mil votos em relação a 2009, a CDU, com 13 mandatos e mantendo praticamente o mesmo número devotos das eleições anteriores (um ganho de 9 votos). As listas independentes ganharam mais de 2 mil votos em relação às anteriores eleições, com 13 mandatos, segundo-se o CDS, em coligação com o PPM e o MPT, quando em 2009 tinha concorrido coligado com o PSD, com mais de mil votos e 2 mandatos. O Bloco de Esquerda, concorrendo pela primeira vez, mas apenas a algumas poucas freguesia, situação idêntica á do PNR, não elegeram qualquer membro de assembleia de freguesia no concelho. 

O Partido Socialista, o Bloco de Esquerda e o PNR obtiveram aqui os seus piores resultados, comparativamente com os resultados para a Assembleia Municipal e para  Câmara Municipal.

Pelo contrário, foi nas Assembleias de Freguesia que os Independentes obtiveram, no seu conjunto, o melhor resultado das três eleições.


ASSEMBLEIA MUNICIPAL 

O PS venceu na Assembleia Municipal, mantendo a maioria absoluta, com 15 eleitos, perdendo contudo 1 deputado eleito directamente e mais de 3 mil e quinhentos votos em relação a 2009.
O PSD perdeu mais de 4 mil e quinhentos votos e dois deputados, elegendo 7;
A CDU perdeu pouco menos de 300 votos, mas aumentou a sua representação, de 2 para 3;
A lista independente "Torres na Linha", que concorreu pela primeira vez, elegeu 1 deputado municipal e o CDS, em coligação, elegeu igualmente um deputado.
A CDU, a coligação "Torres na Linha", o CDS, o BE e o PNR, estes últimos não elegendo ninguém, obtiveram aqui o melhor resultado das três eleições em causa.
Curiosamente foi na eleição para a Assembleia Municipal que o número de votos em branco foi maior, aproximando-se do 5%.

Câmara Municipal 

Por último, a eleição mais "importante" das três, aquela que decide da formação do executivo camarário:
O PS manteve a maioria absoluta, elegendo 6 vereadores, mantendo o número das últimas eleições, embora perdendo cerca de 4 mil e quinhentos votos.
O PSD manteve o segundo lugar, mas perdeu 1 vereador, elegendo dois, perdendo igualmente mais de 4 mil votos.
A CDU conseguiu eleger um vereador, recuperando um lugar que lhe fugia nas últimas eleições, subindo a votação em pouco mais de cem votos.
No total da três eleições, o PS obteve aqui a sua melhor votação, mais de dois mil votos do que aqueles que consegui obter para a Assembleia Municipal e para as Assembleias de Freguesia.
Pelo contrário, o PSD e a CDU obtiveram aqui o seu pior resultado, perdendo os dois partidos quase mil votos cada um em relação aos resultados para os outros orgãos autárquicos.

Sem comentários: