quinta-feira, 24 de abril de 2014

Experiências de Liberdade - Exposição de fotografias de Ezequiel Santos, mostrando Torres Vedras nos dias que se seguiram ao 25 de Abril

Inaugura-se neste 25 de Abril uma exposição de fotografias de Ezequiel Santos, nos Paços do Concelho de Torres Vedras.

A exposição incide sobre os acontecimentos que se seguiram ao 25 de Abril, em Torres Vedras, logo a 26 de Abril, com a manifestação popular de apoio ao MFA, e que marcaram esta então vila, até às comemorações do primeiro aniversário da aprovação da primeira Constituição de 1976.

Ezequiel Santos, conhecido fotógrafo profissional torriense, seguiu com grande entusiasmo esses acontecimentos, que ficaram registados nas suas fotografias.

Desse conjunto destacamos a reportagem sobre a libertação dos presos políticos em Peniche ou a manifestação do Primeiro de Maio em Torres Vedras.

Em baixo reproduzimos algumas dessas fotografias, as referentes à manifestação popular de 26 de Abril de 1974, que percorreu as ruas da então vila

Sobre essa exposição, que estará patente ao público no primeiro andar dos Paços do Concelho até ao próximo dia 31 de Maios, seguindo depois para as freguesias que o solicitarem, transcrevemos aqui o que se escreve no programa oficial:


"O conjunto de Fotografias de Ezequiel Santos são uma evidência dos primeiros dois anos de liberdade vividos na então vila de  Torres Vedras,  depois da queda do regime fascista em 1974.
Uma, de  entre outras das suas possíveis leituras dos acontecimentos,   demonstra-nos a imediata inserção do povo no novo contexto socio-político, a sua alegria e a sua vontade de participar na mudança.

"Criativamente, isto é, permitindo-nos a sua releitura, Ezequiel Santos fornece-nos pistas, quer analíticas quer referenciais, para a nossa livre e frutuosa leitura desta Revolução de Abril.
Ezequiel Santos
"Ezequiel Santos nasceu no Louriçal, concelho do Pombal, no dia 12 de Junho de 1946 tendo vindo para Torres Vedras, em 1957, onde estudou, tendo começado a   trabalhar na Tomix.

Iniciou-se como fotógrafo amador e auto didata  a partir  de 1967, quando cumpria o serviço militar em Moçambique. Cumprido o serviço militar, regressou à empresa Tomix, onde começou a dedicar-se à fotografia industrial, acabando por ser esta uma área onde se iniciou profissionalmente por sua conta.
Entre 1971 e 1974 montou um laboratório fotográfico, tendo aberto ao público o  seu estabelecimento comercial no ano de 1975.

Acompanhou com entusiasmo e de forma comprometida o 25 de Abril em Torres Vedras, fotografando   a realização de eventos ligados especialmente à afirmação de movimentos de esquerda durante os anos de consolidação democrática.

São alguns desses momentos, que se divulgam nesta exposição, uma justa homenagem a um dos fotógrafos profissionais mais conhecidos dos torrienses, que se nos apresenta  também  como uma forma digna de comemorar e relembrar os 40 anos do 25 de Abril".
Inauguração: dia 25 de abril, às 17h30.






Sem comentários: