quarta-feira, 23 de abril de 2014

O 25 de Abril em Torres Vedras - alguns documentos para a sua história.

Aqui reproduzo alguns dos muitos documento do meu arquivo pessoal relacionados com o 25 de Abril em Torres Vedras.
Clicando sobre os mesmos é possível lê-los em tamanho maior:

Na noite do dia 24 de Abril de 1974 o Cine-Clube de Torres Vedras exibia o filme de Jerry Lewis "O Morto era Outro", iniciando um ciclo de cinema dedicado ao cinema cómico. 

Dirigido por gente ligada à oposição democrática, não suspeitávamos que à hora em que terminava essa sessão já estava em andamento o movimento militar que iria derrubar a ditadura no dia seguinte.


Primeiro comunicado distribuído em Torres Vedras sobre o Movimento Militar. O CDE era então uma estrutura unitária, formada no rescaldo das "eleições" de 1973 e que tinha algum peso em Torres Vedras.

O fanzine de Banda Desenhada "Impulso" que era feito por alunos do Liceu de Torres Vedras elabora um comunicado de adesão ao 25 de Abril que foi publicado nalguma imprensa nacional, como o jornal "O Século".

 Comunicado do Cine-Clube de Torres Vedras de apoio ao 25 de Abril.

Um dos primeiros comunicados elaborados pela comissão pró-associação de estudantes do Liceu de Torres Vedras, evidenciando as lutas políticas que fariam parte, a partir dessa data, do dia-a-dia dos estudantes e professores desse estabelecimento, marcado por intermináveis e concorridas RGA's.

Logo nos dias a seguir ao 25 de Abril realizou-se um plenário popular na sala do Clube Artístico e Comercial para decidir do destino a dar ao município local e à direcção política do concelho. Nessa assembleia formou-se uma comissão da qual saiu a formação da Comissão Administrativa Municipal que dirigiu os destinos do concelho de Torres Vedras até às primeiras eleições livres municipais de 1976.

Sem qualquer estrutura local, o então jovem Partido Socialista Português cria a sua primeira Comissão Provisória em Torres Vedras. Em cima pode ver-se a lista dos fundadores desse partido na então vila.


No dia 25 de Abril de 1975 realizam-se as primeiras eleições democráticas para a Assembleia Constituinte. Neste comunicado do Partido Socialista podemos ver o resultado dessas eleições no concelho de Torres Vedras.

Sem comentários: