segunda-feira, 12 de maio de 2014

TURRES VETERAS XVII - Encontro de História em 16 maio 2014


Realiza-se no final desta semana, 6ª feira e Sábado, mais uma edição,a 17ª,  de "Turres Veteras", otganizada conjuntamente pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e pelo Arquivos Municipal de Torres Vedras.

A edição deste ano é dedicada a "Ceuta e a expansão portuguesa", já que se comemoram 600 sobre  anos a realização do célebre conselho régio de D. João I, realizado em Torres Vedra em Junho de 1414, e onde se decidiu a conquista, no ano seguinte,  daquela importante cidade do norte de África, dando-se assim início à expansão portuguesa .

O primeiro dia de sessões tem inicio pelas 10 horas da manhã de 6ª feira, 16 de Maio, no auditório dos Paços do Concelho, onde serão apresentadas 7 comunicações até ao encerramento deste primeiro dia previsto para o final da tarde.

No dia seguinte serão apresentadas 4 comunicações durante a manhã, culminando com a apresentaçãodas actas do encontro do ano passado, sob o título "O Imaginário Medieval".

Na tarde desse dia 17 de Maio,  a partir das 16 horas,terá lugar uma reconstituição histórica do Concelho régio, nos Paços do Concelho e na "Casa de Ceuta", local da realização do conselho de 1414.

Duas das comunicações previstas vão interessar especialmente os torrienses, ambas durante a manhã de Sábado, uma da autoria de Maria Manuela Catarino intitulada "Torres Vedras: a vila e o termo no início de Quatrocentos", às 10.30, e outra, da autoria de Judite de Freitas, intulada "O Concelho Régio de Torres Vedras", prevista para as 11 horas dessa mesma manhã.



Sem comentários: