segunda-feira, 2 de junho de 2014

Porto Novo, Maceira ou Vimeiro...a confusão do costume.

Mais uma vez a velha confusão entre os lugares da Maceira, do Vimeiro e de Porto Novo vieram à baila a propósito da reunião dos orgãos dirigentes do PS, na sequência da confusão que reina no seio desse partido.

Não é a situação interna desse partido que nos leva a escrever estas linhas, mas sim aquela confusão que se repete sempre que se fala do Hotel Gol Mar, muito usado para actividades culturais, desportivas e políticas.

A Batalha do Vimeiro tem sido muitas vezes usada como metáfora, como mais uma vez acontece nesta primeira página dominical do jornal Público.

Vamos então tentar esclarecer as razões da confusão.

A Batalha do Vimeiro deu-se na localidade do mesmo nome, existindo nela um monumento comemorativo e um interessante museu, aberto recentemente, localidade essa que fica no concelho da Lourinhã, junto aos rio Alcabrichel, que também era conhecido pelo "Maceira".

Ora este rio segue para a localidade da Maceira e dasagua em Porto Novo, duas localidades do concelho de Torres Vedras...

Claro que Porto Novo e a Maceira, também estiveram envolvidas naquela batalha, já que foi nas praias de Porto Novo e Santa Rita que desembarcaram as tropas inglesas.

Aí, em meados das décadas de 40/50 do século passado, começou a funcionar a empresa das àguas do "Vimeiro", também responsável pelas piscinas do "Vimeiro"...só que...tanto essa empresa, a zona de onde se extrai a dita àgua e as piscinas ficam todos...na Maceira.

O que aconteceu é que, por razões de marketing publicitários deu-se àquela empresa, àquelas àguas e às piscinas um nome mais conhecido, exactamente remetendo para a conhecida Batalha do Vimeiro, que deve o nome à localidade vizinha da Maceira.

Mais tarde aquela empresa, aí pela década de 60, resolveu construir o Hotel Golf Mar, não no Vimeiro ou na Maceira, mas junto a Porto Novo.

Como pertencia à mesma empresa da Maceira, mas que tinha o nome de "Vimeiro", foi este nome que vingou. Mesmo as conhecidas provas hípicas que têm lugar junto ao Golfe Mar, em Porto Novo, continuam a ser designadas por  Concurso Hipico do Vimeiro.

Resumindo e concluindo, a localidade da batalha, o Vimeiro, fica no concelho da Lourinhã. A Maceira (sede das àguas do "Vimeiro") e Porto Novo (onde está o tal hotel Golfe Mar,de onde José Seguro olha para o oceano, vendo-se em baixo o areal de Porto Novo) ficam ambas no concelho de Torres Vedras. 

Recentemente a Maceira foi elevada à categoria de sede da freguesia do mesmo nome, desanexada da freguesia de A-Dos-Cunhado,mas recentemente voltou a ser integrada nesta freguesia.

Esperamos assim ter contribuido para esclarecer a confusão entre os nomes e a verdadeira localização geográfica dos mesmos, bem como a origem da costumada confusão sempre que alguma coisa se passa no Hotel Golfe Mar.

2 comentários:

Unknown disse...

Oh Venerando, o teu trabalho está claro e é esclarecedor, mas os habitantes do oeste sabem isso muito bem e os outros não querem saber. Conhecem o nome Vimeiro e, como dizia o meu avô, é "quanto bonda"
Abraço

Unknown disse...

Oh Venerando, o teu trabalho está claro e é esclarecedor, mas os habitantes do oeste sabem isso muito bem e os outros não querem saber. Conhecem o nome Vimeiro e, como dizia o meu avô, é "quanto bonda"
Abraço