terça-feira, 1 de julho de 2014

5º edição dos "Chás de Pedra".


 O Tema das "Quintas" torrienses foi escolhido este ano para preencher as edições de "Sopa de Pedra" e "Chás de Pedra".

As "Sopas..." realizaram-se me Março com a apresentação de três comunicações, a primeira da autoria de Carlos Margaça da Veiga sobre "As Quintas [das comendas] das ordens militares e religiosas em Torres Vedras: séculos XVI e XVII", a segunda da autoria de Maria Natália da Silva sobre "A Quinta da Conceição, cabeça de um morgado Torriense: séculos XVI a XIX", e a terceira, da autoria de Cecília Travanca Rodrigues sobre "A Quinta do Infesto: um olhar no tempo...da inquirição de 1309 à actualidade".

Na próxima sexta-feira dia 6 de Julho tem início o segundo ciclo de conferências, integradas agora na edição dos "Chás de Pedra", sobre Quintas Torrienses.

Essa primeira comunicação terá por tema "As Quintas do Juncal e Nova de Matacães: um património dos Falcão Trigoso", e terá início pelas 21.30, na Azenha de Santa Cruz, com entrada livre.

Seguirse-ão mais duas conferências nos próximos dias 11 e 18 de Julho, outras duas sextas-feiras, no mesmo sítio e horário.

No dia 11 Joaquim Moedas Duarte falará da "Quinta das Lapas: da casa construida pelo 1º Marquês do Alegrete ao Jardim romântico/neoclássico do século XIX".

O ciclo de conferências sobre Quintas torrienses termina a 18 de Julho com a comunicação de Cacilda Costa sobre "A Granja de José Félix Henriques Nogueira".

Em baixo deixo algumas fotografias das Quintas ligadas às famílias Trigoso e Falcão, tema da minha conferência de 6ª feira:

QUINTA DO BELO JARDIM - Carmões (da família Trigoso)




QUINTA NOVA - Ordasqueira, Matacães (dos Aragão, depois deo Trigoso e finalmente dos Falcão Trigoso)





QUINTA DO JUNCAL - Matacães (dos Falcão e depois dos Falcão Trigoso)





ERMIDA DO SENHOR JESUS DO CALVÁRIO ( Pertencia aos Trigoso da Quinta Nova que a mandaram reedificar)



Sem comentários: