terça-feira, 4 de novembro de 2014

Cassiano Branco em Torres Vedras


Cassiano Branco (1897-1970) foi um dos mais importantes arquitectos portugueses da primeira metade do século XX, ligado ao chamado "Modernismo Português".

Foi autor dos projectos de Cinema Éden, nos restauradores (o original e não o mamarracho actual), do Hotel Vitória (sede do PCP), do Cinema Império ou de vários edifícios na Praça de Londres, tudo em Lisboa, para além do Portugal dos Pequeninos em Coimbra, do grande Hotel do Luso ou do Coliseu do Porto, entre tantos outros projectos.

Facto talvez menos conhecido foi a sua autoria em projectos em Torres Vedras, alguns de caracteristicas discutíveis, como a do edifício "Reinaldo" junto ao Chafariz dos Canos.

O seu edificio mais importante em Torres Vedras foi o do Grémio de Torres Vedras.

A sua colaboração para marcar o urbanismo torriense da década de 60 do século passado concentrou-se no ano de 1963, resultado num conjunto de documentos existentes no Arquivo Municipal da Câmara de Lisboa e disponíveis na internet, bem como algumas fotografias da sua autoria da Igreja de S. Pedro ou uma foto do largo da Graça.

Estas fotografias, apesar de estarem classificadas junto de documentos de Cassiano Branco, datam, contudo, de anos anteriores. A do Largo da Graça é anterior ao do inauguração do Obelisco (que teve lugar em 1954) e as da Igreja de S. Pedro devem ser ainda mais antigas.

Pelo seu interesse documental, aqui deixamos alguns desses documentos:











Sem comentários: