quinta-feira, 4 de junho de 2015

Duas obras fundamentais sobre a história política local vão ser apresentadas no próximo Sábado



O Engº José Damas Antunes acaba de editar duas obras fundamentais para a história local e regional, uma intitulada “Contributo Para História do PSD Na Área Oeste – 1974-2014”, e outra “40 anos de Democracia – O PPD/PSD de Torres Vedras”, ambas as obras editadas para assinalar o 40º aniversário da fundação do PPD/PSD.

O primeiro desses títulos é mais abrangente, geograficamente , mas demonstra a importância do concelho de Torres Vedras para a firmação daquele partido na região.

Esta obra reúne uma vasta documentação sobre esse partido, recolhendo depoimentos de todos os presidentes e ex-presidentes vivos  da distrital da área Oeste do PSD, uma recolha fundamental para conhecer a história desse partido, e, numa segunda parte, reúne histórias e factos que, cronologicamente, marcaram a história política regional.

O livro faz um levantamento exaustivo de todos os nomes daqueles que contribuíram para a afirmação política do PSD, participando em vários estruturas políticas existentes.

No segundo daqueles títulos, Damas Antunes recolhe todos os dados possíveis para construir a história daquele partido no concelho de Torres Vedras, recolha tanto mais importante  quanto, e nas palavras do autor, “Torres Vedras foi a base de partida para a implantação do PPD no Oeste” (pág.9).

Nesta segunda obra, mais documental e menos analítica do que na primeira, revela-se mais uma vez o cuidado do autor em não deixar de fora factos e documentos essenciais para um conhecimento exaustivo da base social e humana que esteve por detrás da história do PPD/PSD neste concelho.

José Damas Antunes alia, nestas duas obras, o seu grande conhecimento sobre o funcionamento do partido, onde tem exercido um papel activo em termos locais e regionais , com o rigor e objectividade da investigação histórica, área onde já revelou experiência através da autoria de estudos sobre a freguesia de Campelos.

José Damas Antunes, recorde-se, é um raro exemplo de um político dedicado a uma causa em que acredita, profissionalmente competente, com uma cultura vasta, homem dedicado às questões ambientais,  tolerante e  dialogante com os adversários , na nossa opinião um dos últimos sociais-democratas daquele partido.

Este trabalho de Damas Antunes vem alertar-nos para a necessidade de, ultrapassados os 40 anos de regime democrático, aparecerem outros trabalhos sobre outros partidos e movimentos políticos com impacto local e regional, recolhendo depoimentos e documentos que o tempo pode fazer desaparecer.

As duas obras de Damas Antunes, depois de terem já sido lançadas formalmente em acções internas daquele partido, passam a estar acessíveis ao público em geral no próximo Sábado, com o seu lançamento na sede da Papelaria União, conforme convite reproduzido em baixo.


2 comentários:

ze damas disse...

Estas palavras escritas por um dos grandes historiadores comtemporâneos de Torres Vedras, após a leitura dos livros, deixa-me muito sensibilizado e com o sentimento de objectivo cumprido para com a história politica recente de Torres Vedras.
Obrigado pelas palavras elogiosas que me dedica, e pela divulgação deste evento, vindo de uma pessoa com ideias mais à esquerda é também por si uma verdadeira prova de boa vivência democrática.
Concordo plenamente com o apelo a outros partidos fazerem as suas "histórias partidárias", é extremamente importante recolher depoimentos de quem viveu esses importantes anos da Revolução de Abril, foram tempos marcantes e únicos de uma ou mais gerações.

Venerando António Aspra de Matos disse...

Caro amigo.
As palavras que lhe dedico são bem merecidas.
Com a amizade de sempre.
Venerando Matos