segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Passam hoje 10 anos sobre a Morte de Afonso de Moura Guedes


Passam hoje dez anos sobre o falecimento do Dr. Afonso de Moura Guedes, uma das personalidades torrienses mais influentes do século XX.

Nascido na Ribaldeira a 11 de Janeiro de 1925, destacou-se na vida cívica torriense desde muito cedo, seguindo aliás as pisadas do seu pai.

Advogado, bateu-se pela liberdade e contra o regime do Estado Novo, numa perspectiva liberal.

A sua actividade política, cultural e cívica anterior ao 25 Abril, foi recordada AQUI no blog "Ponte Europa", no post colocado por Carlos Esperança quando do falecimento de Moura Guedes.

Foi fundador da SEDES em Torres Vedras e, após o 25 de Abril foi um dos fundadores do então PPD, ao lado de Sá Carneiro.

José Damas Antunes publicou uma bem documentada biografia de Afonso de Moura Guedes nas páginas da última edição do Jornal "Badaladas", "Lembrar Afonso de Moura Guedes", onde noticia uma homenagem a essa personalidade torriense para os inícios de 2016, não se fazendo por esta ocasião, para que essa homenagem não fosse confundida com a actual campanha eleitoral, já que a sua actividade cívica ultrapassa muito as suas opções político-partidárias.

Por ocasião do seu falecimento, a Assembleia da República aprovou o seguinte voto de pesar, onde se destaca a sua actividade no pós 25 de Abril: 
"Afonso Moura Guedes, um membro desta casa, um intelectual brilhante, um homem de grandes causas, morreu ontem aos 80 anos.

A sua vida cívica e política marcou de forma profunda todos os que com ele tiveram a oportunidade de conviver, sendo ainda hoje uma referência para muitos que quer na política, quer na vida cívica e cristã.
Licenciado em direito pela Universidade de Coimbra, bem cedo evidenciou a sua capacidade de liderança e vontade de abraçar as causas públicas, sendo nesta Universidade Presidente da Associação Académica por dois mandatos e integrando como sócio fundador a SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social.
Após a Revolução de 25 de Abril de 1974, interrompe a sua brilhante carreira profissional para se dedicar por inteiro à causa pública.
Participa na fundação do PSD em Maio de 1974, tendo sido eleito para a Assembleia da República na 1ª Sessão Legislativa onde assumiu as funções de Presidente do Grupo Parlamentar do PSD.
Posteriormente, foi eleito deputado nas 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª Legislaturas.
Assumiu cargos partidários da maior relevância, quer ao nível da Área Oeste, quer ao nível nacional.
Foi durante oito anos e meio Governador Civil de Lisboa, onde deixou uma marca que todos recordam e respeitam independentemente da sua orientação politico-partidaria.
Afonso Moura Guedes era tudo isto, mas era também um Homem simples, com bom humor, pronto a dar a mão a um amigo, a ajudar o próximo, sempre a servir a comunidade.
Muitos o recordam com saudade.
A Assembleia da República manifesta o seu pesar pelo falecimento de Afonso Moura Guedes e apresenta à sua família as mais sentidas condolências.
Assembleia da República, 22 de Setembro de 2005".

Sem comentários: