terça-feira, 10 de novembro de 2015

Empresas Torrienses em destaque


“Portugal Inovador” é uma publicação periódica, que costuma sair como “encarte comercial” com o jornal Público e que inclui reportagens sobre empresas a actividades económicas nacionais das mais variadas áreas.

Não é a primeira vez que a actividade económica de Torres Vedras merece a atenção da revista, mas na edição hoje incluída no jornal “Público”, no seu nº 75 de Novembro de 2015, é referido um grupo significativo de empresas torrienses.

É o caso da A.L Correia Lda., empresa metalúrgica do Ramalhal, fundada em 1988 por antigo trabalhador da Casa Hipólito, Augusto Correia e que emprega 24 trabalhadores, com uma componente de inovação tecnológica muito avançada , onde as exportações representam 65% da sua facturação.

Por sua vez, destaca-se também uma reportagem sobre o 10º aniversário da Escola Internacional de Torres Vedras, uma escola privada que lecciona desde o pré-escolar ao ensino básico e secundário, abrangendo alunos  de vários concelhos vizinhos e com várias valências educativas.

Uma das mais antigas empresas torrienses, a Toitorres, fundada em 1971, dedicada ao comércio automóvel daquela conhecida marca japonesa, e empregando 35 trabalhadores, é outra das empresa em destaque nessa edição.

Outras das empresas destacadas é a Pafigal ,um industria de panificação de S. Pedro da Cadeira, fundada em 1975 e na posse dos actuais proprietários desde 1982. Actualmente dedica-se principalmente à produção de pão pré-cozido e de massas pré refrigeradas , tendo a Sonae como uma das principais clientes  e começando a apostar na exportação para o Luxemburgo e a Bélgica.

Uma outra área muito tradicional na região, a vitivinicultura, merece também destaque naquela publicação, através de uma reportagem sobre a produtora de vinhos “Quinta da casa Boa”, de Runa, com origem no século XVIII e na posse da actual família desde 1958, uma propriedade de 120 hectares . Produz anualmente 140 mil litros de vinho, exportando a sua produção para a Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Polónia, Suiça , Suécia, Angola, Brasil e Estados Unidos.

De destacar ainda uma entrevista com o Engº José de Oliveira Guia, um dos mais dinâmicos empresários do concelho e da região, há 18 anos a presidir  à Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Electromecânicas.


Este conjunto de reportagens revela assim as potencialidades empresarias deste concelho.

Sem comentários: