sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Torres Vedras em 1940, numa edição especial da "Gazeta dos Caminhos de Ferro"

A revista "Gazeta dos Caminhos de Ferro" foi uma das publicações que mais longa duração conheceu em Portugal.

Surgiu em 1888 com o título de "Gazeta dos Caminhos de Ferro de Portugal e Espanha", tendo retirado a referência ibérica em 1899.

Publicou-se até 1971.

Editou na década de 40 algumas edições monográficas dedicadas a localidades onde existia caminho-de-ferro, com aconteceu com Torres Vedras, na edição de 16 de Abril de 1940 (nº1256)que hoje aqui divulgamos.

Ao longo da sua história, cujo início que coincide com os primeiros anos do caminho-de-ferro da linha do Oeste, é possível encontrar muitas notícias sobre esse tema relacionadas com Torres Vedras.

Nesta edição destacamos a entrevista com o presidente da Câmara de então, o Conde Tarouca, e as referências ao Museu, à Biblioteca, ao Carnaval e à Casa Hipólito. Chamamos ainda a atenção para os anuncios comercias de várias empresas torrienses.

A maior parte das edições da "Gazeta..." estão disponíveis online através do site da hemeroteca de Lisboa, de onde retirámos as páginas dessa edição especial que em baixo divulgamos:











(Clicar sobre as imagens para as ler em ponto grande)

2 comentários:

José Patrício disse...

Deixei um comentário em mensagem correspondente a esta nas Pedras Rolantes, que era aqui destinada. Mesmo assim, o comentário mantém validade pelo conteúdo divulgado. A presente, com o texto inicial de apresentação da Gazeta..., fica valorizada. Bom trabalho.

mim disse...

Mais uma vez, venho deixar uma mensagem que ē, fundamentalmente, uma busca de memórias (peço desculpa por o fazer neste local, mas não encontrei,neste blog, onde mais adequadamente o possa fazer). Concretizando, será que algum vosso conhecido ou leitor torreense tenha em seu poder fotografias correspondentes ás alunas da escola prrimária da 1a classe de 1948,, Dra Angelina Mineiro, e nos anos seguintes(2a, 3a, 4a classes, de 1949/50/51/2) da Dra. Gertrudes Fareleiro(?) ? Se alguém tiver ou conhecer quem tenha e estiver a isso disposto, pode aqui deixar resposta é maneira de visionar ou obter cópia. Agradeço profundamente qualquer ajuda neste sentido.