quarta-feira, 28 de junho de 2017

A Feira de S. Pedro no Século XIX

A inauguração das ligações ferroviárias entre Lisboa e Torres Vedras em 1887 veio dar um novo alento à centenária Feira de S. Pedro.
 
A reportagem que abaixo transcrevemos, sobre a Feira de S. pedro de 1888, revela uma colorida descrição desse acontecimento e do ambiente que então se vivia, marcado pela "crise da filoxera":
 
"Na Feira de S. Pedro
 
"Bom sitio e muito fresco, bem assombrado de grandes arvores alinhadas regularmente, que estendem os ramos frondosos n'um anceio de abrigarem alguém do calor, anceio inútil, esperança frustrada por nunca ter mandado collocar lá uns bancos alguém que quizesse fazer o gosto às arvores e ser agradável às gentes...
 
"Simplesmente um arruamento de barracas diversas, desde as opulentas barracas dos ourives até às mirabolantes barracas dos bazares, rescendentes de pantominice.
 
"Muita gente acotovelando-se, muitos conhecimentos distantes, muita poeira e muito suor. Por entre os tachos, luzentes do sol, encontravam-se comadres que mesmo ali descosiam o fiado aos seus visinhos mais próximos, e amigos que se ofereciam de jantar, ou ao menos uma cerveja.
 
"- Um capilé. sempre vae, hein?! - Não ia nada, nem pelo demónio, nem sequer se iam aquelles bois que elle vinha vender e que ninguém comprava.
 
"- O phylloxera! O phylloxera!...
 
"E marchavam a contar historias da vida, difficuldades, vinhas arrazadas, uma lastima!
 
"Os bazares é que faziam negócio. Ao Centro da barraca, pendurado n'um poste, um disco pintado de cinzento, e orlado de 16 pinturas a negro de vários bichos, desde o tigre de celebre ferocidade até ao cão de fidelidade reconhecida. Ao todo representavam 16 vinténs, vintém por animal. Um ponteiro ao centro marcando o premio; girava o disco, o animal marcado pelo ponteiro ganhava, e o individuo que tinha o nome d'esse animal, impresso n'uma senha previamente distribuída a troco d'um vintém, recebia...um assobio!
 
"Uma encantadora simplicidade de systema abreviado para tirar o dinheiro das algibeiras do próximo".
 
(artigo assinado por "Y" publicado em "A Semana" de 5 de Julho de 1888).
" 

Sem comentários: