segunda-feira, 12 de junho de 2017

O "Santo António" em Torres Vedras no Século XIX


Em vésperas do Santo António, aqui transcrevemos uma notícia sobre as festas dedicadas a esse Santo realizadas em Torres Vedras em 1888.
(ver "outros" "Santo António" de Torres Vedras AQUI)

Tal como hoje, o Varatojo já era então um dos locais onde mais se festejava o Santo António:

“As vésperas do Santo António, n’esta villa, foram celebradas com algumas fogueiras, bombas e bichas de rabiar, queimadas pelos rapazes, que ainda podem ter esperança de que elle lhes faça o milagre…

“No largo do Padre Henriques o nosso amigo Caetano de Figueiredo fez  illuminação à veneziana e queimou ao ar livre um bonito fogo de sala, entretendo a escolhida concorrência de senhoras de cavalheiros que alli afluíam.

“Pelas 11 horas chegou o sol-e-dó da Associação 24 de Julho, e obsequiou os assistentes tocando bonitas peças de musica, que foram muito applaudidas, ficando todos bastante gratos para com este manifestação de deferência.

“Hontem, no logar do Varatojo, via-se uma concorrência enorme. Até dos concelhos próximos vieram passoas assistir ao grande festival que ali se celebra ao popular Santo António, e que é feito sempe com grande esplendor.

“A festa d’egreja e o sermão captivaram as attenções dos assistentes. Houve arraial com fogo posto, e tocou a philarmónica  torreense”

(in “A Semana” , 5ª feira 14 de Junho de 1888)

Sem comentários: