(Fonte não identificada)
O meu amigo João Flores Cunha enviou-me recentemente um interessantíssimo documento sobre os efeitos do Terramoto de 1755 em Torres Vedras.
Trata-se de uma informação por ele recolhida do livro de registo de óbitos nº 2 da Paróquia de Santa Maria do Castelo, de Torres Vedras, e que ele me autorizou a divulgar.
Nele pode ler-se:
"Ao primeiro dia do mês de Novembro de 1755 faleceu nesta vila e freguesia na rua da Cruz um menino por nome Manuel filho de Francisco Moreira e de sua mulher Maria Teresa, o qual faleceu no terramoto grande, que neste dia houve e por eleição de seu pai a quem competia eleger-lhe sepultura, por esta igreja ficar ameaçando ruína foi sepultado no cemitério da Misericórdia desta vila. De que fiz este assento por comissão ut supra.
o padre António Ribeiro".
Esta é a primeira confirmação da existência de mortos em Torres Vedras, já que nas memórias paroquiais de 1758 o não referiam.
Desejamos ao João Flores da Cunha um bom trabalho, que sabemos estar a fazer, de forma quase anónima, recolhendo informações em fontes primárias referentes a Torres Vedras, muitas delas inéditas.
Sem comentários:
Enviar um comentário