No passado sábado, por iniciativa da Associação de Defesa do Património e guiados pelo meu amigo Paulo Neiva Vieira, em representação da família proprietária das centenárias Termas do Cucos, pudemos visitar demoradamente vários dos edifícios dessas Termas.
Várias circunstâncias, com muita burocracia à mistura, têm impedido a reactivação dessas Termas, e o esforço de manutenção e limpeza daquela enorme àrea têm recaido quase exclusivamente sob a responsabilidade da família Neiva Vieira.
Essa visita, que reuniu muito mais gente do que aquilo que costuma ser habitual neste tipo de iniciativas, demonstrou que os torrienses desejam ver aquele espaço mais aproveitado do que tem sido.
Nesse dia recebemos também uma notícia de esperança que é a publicação, para breve, da classificação daquela zona e dos seus edifícios como "Monumento de Interesse Público".
É uma esperança para o futuro daquele espaço, tanto mais que existe vontade por parte dos proprietários em dinamizar aquele espaço.
Aqui ficam algumas das fotografias que tirámos no interiro dos espaços visitados (VER MAIS AQUI):
obrigado pelas fotografias.
ResponderEliminarOla boa noite, o meu nome é Rui, sou fotografo e explorador urbano, vi com muito agrado o teu post, no entanto com algum atraso pois a visita guiada já foi a alguns meses :(
ResponderEliminarO que gostava saber é se me poderás fornecer um contacto de alguem ligado ao hotel ou a entidade que gere o local para eu mais um grupo de fotógrafos pedirmos autorização para fotografarmos o mesmo a fim de efetuar um trabalho de exploração urbana.
Se me poderes responder para ruifpalmeida@gmail.com agradecia.
Cumprimentos
Boa noite,
ResponderEliminarJá vi vários artigos desta visita e infelizmente não soube dela na altura. Sabe indicar-me a quem me dirigir para tentar organizar uma visita?
Eu sou estudante universitária finalista e adorava fazer um dos meus projetos sobre os cucos, alem de já estar a fazer trabalhos na zona exterior «, fazer no interior era o conceito perfeito.
Pode contactar-me através do email, cla.moita@gmail.com