Acaba de ser editado o Anuário Financeiro dos Municipios Portugueses, com dados de 2013 e que pode ser consultado na íntegra AQUI.
O município torriense encontra-se entre os 50 que apresentam maior independência financeira, na relação entre receitas próprias e totais, no valor de 56,9%, o melhor resultado desde 2008. A lista é liderada pelo município do Seixal, com 81,3%.
Torres Vedras ocupa o fundo da lista desses 50 municípios, em relação ao grau de execução da receita cobrada em 2013, com 89,3%.
O municipio torriense ocupa ainda o 31º lugar entre 35 municipios onde as receitas provenientes de impostos e taxas têm o maior peso em relação à receita total (41%, o melhor resultado desde 2007), ocupando a mesma posição em relação ao valor da cobrança de IMI. Em relação ao IMT, ocupa o 21º lugar, estando em 15º lugar quando se trata de comparar aqueles que registaram o maior aumento na cobrança deste imposto.
Torres Vedras é o 19º município a apresentar o maior volume de transferência corrente e de capital, ocupando a 7ª posição entre os municípios com mais dívida a receber relativamente a empréstimos a terceiros.
Este município foi ainda o 28º que registou a maior diminuição do passivo exigivel para 2013 e foi ainda o 25º com melhores resultados económicos.
Menos brilhante é a situação dos Serviços Municipalizados que, embora não apresente endividamento líquido apresenta o 8º pior resultado económico.
Entre outros dados referidos nesse relatórios, destacam-se também os demográficos: Torres Vedras é o 31º maior município, com 79 201 habitantes registados em 2013 e uma densidade de 195,2 habitantes por Km2, apesar de registar uma quebra de mais de 400 habitantes em relação ao ano anterior.
Sem comentários:
Enviar um comentário