Acaba de ser editado o 17º volume da colecção Turres Veteras, que tem vindo a reunir as comunicações dos encontros de história local que, sob essa designação, se realizam há quase vinte anos em Torres Vedras.
Cumprindo uma rara tradição portuguesa que é a de editar comunicações de encontros científicos de forma regular, a organização do evento, liderada por Carlos Guardado Silva, numa parceria entre a Câmara Municipal de Torres Vedras, o Instituto Alexandre Herculano da Universidade de Letras de Lisboa e as edições Colibri, esse volume foi lançado no encerramento dos Encontros Turres Veteras que decorreram em Maio, reunindo as comunicações apresentadas no ano anterior.
O tema do ano anterior teve como pretexto o 600º aniversário da realização do conselho régio em Torres Vedras, no verão de 1414, que decidiu a conquista de Ceuta no ano seguinte, acção que é apontado como o facto que "inaugurou" a expansão portuguesa e europeia.
Sendo um congresso de âmbito nacional e internacional, nem todas as comunicações se referem à história torriense, embora a temática local esteja sempre presente, quer na escolha dos temas, quer nalgumas das comunicações apresentadas.
Neste volume destacamos duas das comunicações publicadas, referentes à história de Torres Vedras:
A primeira é da autoria da Drª Manuela Catarino, e intitula-se "Torres Vedras nos inícios do séc. XV - uma vila do reino no caminho de Ceuta" (pp. 45 a 51), onde se descreve as vivências da antão vila nessa época;
A segunda é da autoria da Drª Judite A. Gonçalves de Freitas, e intitula-se "A reunião magna de Torres Vedras de 1414: um Conselho de Estado?" (pp. 53 a 64) e enquadra o conselho régio realizado na vila no contexto das reuniões do mesmo tipo realizadas na época, fazendo um descrição pormenorizada do que se passou em Torres Vedras e sobre as personalidades que estiveram presentes no conselho (bem como o significado das ausências).
A importância histórica da Conquista de Ceuta para a história nacional e internacional marcam as temáticas das restantes comunicações.
Mais uma iniciativa a destacar na divulgação e conhecimento da história local.
Sem comentários:
Enviar um comentário