Por triste ironia do destino, o Café a Brasileira e os seus clientes estão de luto pela morte do seu actual proprietário, o sr Ricardo Lopes, no ano em que aquele histórico café torriense comemorava o seu centenário.
O primeiro "A Barzileira" foi fundado noutro lugar, na Rua Serpa Pinto (36-1º), no último Domingo do mês de Junho de 1915, como uma das primeiras casas de "doces, café, chá e vinho" de Torres Vedras, sendo o seu proprietário o sr. Luiz Duarte Pinto.
A actual Brasileira, no local emblemático do largo de S. Pedro, foi inaugurada em 27 de Agosto de 1930 e tornou-se afamada pelos seus pastéis de feijão.
O sr. Ricardo Lopes, com a preciosa ajuda da sua esposa, que era o seu actual proprietário de longa data, soube manter o espírito do estabelecimento e manter a fama dos seus bolos e pastéis de feijão de fabrico próprio.
Para além disso, o sr. Ricardo sempre disponibilizou o espaço de "A Brazileira" para todos os eventos culturais para os quais era solicitado.
Era ainda um pessoa interessada pelo património e pela cultura torriense e consciente da importância histórica, patrimonial, urbanística e cultural do estabelecimento que geria.
O seu café era uma autêntica viagem no tempo e a melhor homenagem que lhe podemos prestar, agora que ele partiu, é respeitar e defender o espaço de "A Brazileira" que ele tanto prezava.
Em sua memória, em baixo reunimos um conjunto de postais e fotografias antigas e recentes que percorrem a história daquele espaço.
As imagens aqui reproduzidas forem retiradas do nosso arquivo pessoal, da página do facebook do Café a Brasileira e do sr. Ricardo, do arquivo fotográfico de Ezequiel Santos, algumas da nossa autoria, outras de Ana Isabel Miguel e de Reinaldo Pedro Maia e do próprio sr. Ricardo.
Expressamos assim a nossa mais sentida homenagem ao sr. Ricardo e as condolências à famíla, em especial à Dª Maria do Carmo
Um grande beijinho e bem hajam pela homenagem
ResponderEliminar