Fundado em 1921 e extinto em 1990, o jornal "Diário de Lisboa" acompanhou, desde cedo, nas suas páginas, o Carnaval de Torres.
Em boa hora a Fundação Mário Soares, no seu site "Casa Comum", disponibilizou a digitalização completa daquele que foi um dos mais importantes vespertinos publicados em Portugal no século XX.
Pena que outras instituições (como a Biblioteca Nacional, a Hemeroteca ou a Torre do Tombo) não se tenham abalançado em colocar à disposição do público as edições de outros grandes jornais do século passado, como O Século, o Primeiro de Janeiro, o Diário de Notícias, o Diário Popular ou A Capital, pois tal situação facilitaria a vida de investigadores.
Em relação ao Diário de Lisboa, graças àquela iniciacitiva da Fundação Mário Soares, foi-nos possivel percorrer as suas páginas, ao longo daquelas datas limite, e encontrar muitas notícias sobre o Carnaval de Torres.
Embora seja possivel que existam mais notícias, aqui fica o registo daquelas que emcontramos, a primeira publica em 1935 e a última no último ano de edição do suadoso Diário de Lisboa, em 1990 (clicar na imagem para poder ler melhor):
1935
Sem comentários:
Enviar um comentário