sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Pelo Vale do Sizandro, a nascente de Torres Vedras

Realizou-se no passado Domingo, 23 de Setembro, uma caminhada integrada nas Jornadas Europeias do Património, uma organização conjunta da Câmara e Torres Vedras,do Museu Municipal Leonel Trindade, do Fórum, do ATV e da Associação do Património.

Num percurso de cerca de 12 kilómetros, com partida no Convento da Graça e chegada no Chafariz dos Canos, percorreram-se alguns dos lugares de memória associados ao Vale do Sizandro e ao património e à actividade económica a  ele  associados.

O primeiro percurso  fez-se entre Torres Vedras e a Quinta da Portucheira, onde os caminhantes foram recebidos pelos proprietários dessa Quinta que serviram uma prova dos excelentes vinhos aí produzidos, acompanhado por outros petiscos, e onde nos foi contada a história dessa Quinta.

Nesse percurso passou-se pelo lugar dos antigos armazéns Abel Pereira da Fonseca, na rua Tenente Valadim, onde apenas existe a memória e pelo ainda bem preservado edifício do Instituto da Vinha e do Vinho, excelente exemplar da arquitectura modernista, junto a outro importante monumento, o Aqueduto. Aqui o Dr. Pedro Belchior historiou a actividade económica  ligada a esses edifícios.

Partiu-se depois em direcção às Termas dos Cucos, seguindo-se passando pela  a Quinta da Macheia, aolado do vale de Matacães, em direcção à Quinta da Portucheira.

O regresso fez-se pela margem do Sizandro, junto às duas azenhas aí existentes, actualmente em ruinas.

É um pouco desse percurso que em baixo deixamos documentado fotograficamente.

INSTITUTO DO VINHO E DA VINHA





 ...AO LONGO DO SIZANDRO...



 ...ATÉ ÀS TERMAS DOS CUCOS...




 ...EM DIRECÇÃO À QUINTA DA MACHEIA PELO VALE DE MATACÃES...







 ...JUNTO AO "APEADEIRO" DA MACHEIA..


 ...EM DIRECÇÃO À QUINTA DA PORTUCHEIRA...



...CHEGANDO À QUINTA DA PORTUCHEIRA..





 ..DE REGRESSO, JUNTO AO RIO, JUNTO ÀS AZENHAS, COM UM ARRUINADO FORNO DE CAL DE PERMEIO.


Sem comentários: