terça-feira, 11 de março de 2014

Documentos Para a História da Oposição ao Estado Novo em Torres Vedras - 1 - Apoio à Candidatura de Norton de Matos - 1949

Em 1949 o general Norton de Matos (1867-1955) apresentou-se como candidato da oposição nas "eleições" presidenciais de 1949.
Norton de Matos era um destacado republicano, que tinha ocupado importantes lugares institucionais durante a Primeira República: nomeado  governador de Angola em 1912,fundador da cidade de Huambo, exilado em Inglaterra durante o consulado de Sidónio Pais (1917-1918), delegado português à Conferência de Paz em 1919, era embaixador de Portugal em Londres, desde 1924, quando se deu o Golpe Militar do 28 de Maios de 1926, foi exonerado de todas as suas funções públicas em 1935. Poucos anos antes, em 1929, como maçon de longa data,  tinha sido eleito grão-mestre do grande Oriente Lusitano Unido.
No rescaldo do crescimento à oposição durante o pós-guerra, Norton de Matos apresentou-se assim como o candidato natural da oposição à presidência da republica nesse ano de 1949.
Em Torres Vedras, e como podemos ver no documento que aqui revelamos, algumas figuras históricas do republicanismo torriense arriscaram os seus negócios e as suas carreiras para assumirem publicamente o seu apoio ao candidato democrático.
Contudo, devido ás difíceis condições eleitorais e à impossibilidade de desenvolver uma campanha livre e democrática, Norton de Matos acabaria por desistir de levar a sua candidatura até às urnas, mas teve um papel importante para afirmar a oposição ao Estado Novo, abrindo caminho para o êxito da candidatura, em 1958, de Humberto Delgado, acontecimento ao qual o general Norton de Matos já não viria a assistir, por ter falecido três anos antes.
(ao documento de Torres Vedras, do nosso arquivo pessoal, juntamos outros documentos, relativos a essa candidatura, disponíveis na net):








Sem comentários: