sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Lançamento do Livro "Freguesia de Carvoeira - A História e seu Património" de Fernando Sá.




Este Domingo , pelas 16 horas, vai ser lançado publicamente, na Carvoeira, o livro “Freguesia de Carvoeira –A História e o seu Património” da autoria de Fernando Pereira Sá.


Esta é a quarta obra desse autor autodidacta sobre as freguesias do Concelho de Torres Vedras.

Anteriormente já tinha dado à estampa o levantamento histórico, cultural e iconográfico das freguesias do Turcifal, de Monte Redondo e de Dois Portos. O autor já iniciou o levantamento para a sua próxima obra, desta vez dedicada à Freguesia de S. Domingos de Carmões.

A sua obra, tendo por base um exaustivo levantamento fotográfico aldeia a aldeia, tem o mérito de registar para a posteridade a imagem dos lugares mais recônditos, e por vezes mais esquecidos, do nosso concelho.

Outra vantagem é que a facilidade de comunicação do autor com os populares, leva a que estes lhe confiem muitos dados da tradição oral da sua família ou do seu lugar que podem ser uma boa base de partida para futuros trabalhos de investigação no campo da etnografia e da história da cultura popular e rural.

Quem, estudando outras épocas remotas, não lamenta que não tenha havido um “Fernando Sá” na Idade Média ou no século XIX, que nos tivesse deixado o registo de tantos mundos perdidos?

Parte do mérito da obra de Fernando Sá só poderá ser devidamente avaliada no futuro, depois de muitas das histórias e imagens que recolheu voltarem ao esquecimento. Nessa altura, os historiadores do futuro têm aqui uma boa base para conhecerem essa ruralidade perdida.

Sem comentários: