quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Ruas com Memória

(foto da CCC)

As ruas da zona histórica desertificam-se.

Alguns comércio local vai sobrevivendo à concorrência desleal das grandes superfícies que proliferaram como praga por todo o lado, bem como à crise financeira que empobrece os portugueses e lhes retira poder de compra.

Mesmo assim, alguns resistem e procuram animar o Centro Histórico: algum pequeno comércio que vai resistindo; alguns raros habitantes  melhorando as poucas habitações que não estão abandonadas; alguns bares animando as  noites; algumas obras nas ruas que disfarçam a decadência.

Por sua vez, várias associações locais têm escolhiso o Cento Histórico de Torres Vedras para a sua sede, dando uma nova esperança de animação para o local, como é o caso da Cooperativa de Comunicação e Cultura que promoveu uma iniciativa de louvar, a de preencher alguns espaços vazios, montras de lojas comerciais que encerraram, com fotografias em grande formato que recordam Torres Vedras e torrienses de outras épocas.

Intitula-se  "Memórias da Cidade" e integra um conjunto de 23 fotografias de grande formato, cedidas pelo fotógrafo Ezequiel Santos, que adquiriu o espólio do antigo Foto Estúdio, uma casa fotográfica que existiu entre os anos 50 e 70, fundada por Domingos Pinheiro Grão, na Rua Serpa Pinto (nºs 31 a 36) e que foi desenvolvida por Francisco Duarte Mateus, um fotógrafo torriense, que aprendeu e trabalhou com o histórico Raúl Rocha, e que se tornou proprietário da Foto Estúdio quando Domingos Grão deixou Torres Vedras para abrir uma casa de fotografia em Setúbal.

A maior parte das fotografias expostas são assim da autoria de Francisco Mateus, outras são da coleção de fotografias e postais antigos do fotógrafo Ezequiel Santos, responsável também pela preservação e tratamento dos negativos que deram origem a esta exposição.

Uma forma de reanimar o centro histórico pode ser percorrer as suas ruas à descoberta dessa grande exposição a céu aberto  e das memórias guardadas nessas fotografias.

Foi o que nós fizemos há uns dias atrás:























Sem comentários: