sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Sábado, na Biblioteca municipal, às 18.30 - Lançamento do Livro “Em Sentido Contrário” – uma biografia de Venerando Ferreira de Matos.



Amanhã, Sábado, 15 de Fevereiro, vai realizar-se, pelas 18.30, na Biblioteca Municipal de Torres Vedras, o lançamento do livro “Em Sentido Contrário – Venerando Ferreira de Matos (1926-1975) – Um oposicionista na província”.

Venerando Ferreira de Matos foi um dos mais activos colaboradores do jornal “Badaladas” nos anos de 1960 e no início dos anos de 1970 , assim como na vida cultural e associativa torriense desse período.

Nas páginas do “Badaladas”, com o apoio do padre Joaquim Maria de Sousa, defendeu projectos locais, denunciou os abusos do poder, defendeu a liberdade e a democracia, divulgou e participou em projectos culturais, tendo de enfrentar muitas vezes o lápis azul da censura.

Esta biografia revela muito daquilo que era a realidade do Estado Novo, tendo o biografado sentido na pele uma pena de prisão, cumprida em Peniche durante dois anos, e a vigilância permanente da PIDE.

Também se revela nesta biografia a realidade cultural da então vila de Torres Vedras, tendo o biografado participado activamente nalguns dos projectos mais marcantes das duas últimas décadas da ditadura, desde os debates animados nas páginas do “Badaladas” sobre a cultura local, à sua colaboração num dos projectos mais dinâmicos de então, o “Pelouro Cultural da Física”.

Para apresentarem esse livro vão estar presentes o Dr. José Pacheco Pereira, responsável pelas edições “Ephemera” que produziu esse livro, o Dr. Fernando Pereira Marques, antigo preso político, antigo deputado e professor universitário, e os Drs. José e Cecília Travanca Rodrigues, que apresentarão o livro no contexto da vida cultural e política torriense da época.

O livro “Em Sentido Contrário” é o terceiro publicado nos “Cadernos do Ephemera”, publicação a Associação Cultural Ephemera, uma colecção destinada a divulgar ensaios originais que se enquadram no trabalho deste Arquivo/Biblioteca.

Esta biografia é a primeira que os Cadernos Ephemera dedicam aos chamados “oposicionistas na província”, “aqueles que  são mais facilmente esquecidos porque não viveram nos centros do poder, mas que deram dimensão nacional à resistência ao Estado Novo” (do prefácio, assinado por José Pacheco Pereira).

Sem comentários: