segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Revista INVADE

 Revista INVADE! lança segundo número!

 

Está disponível o segundo número da revista INVADE! Património. Turismo . Lazer, uma edição da Rota Histórica das Linhas de Torres cujo objetivo é divulgar o património das Linhas de Torres Vedras, inserido num território rico em cultura, memória e experiências inesquecíveis, onde a histórica dos sítios se cruza com a gastronomia, os vinhos, o golf, as atividades equestres, pedestres e desportivas, entre outras experiências.

Neste número, o destaque vai para a entrevista a Pedro Machado, na rubrica À conversa com ... . O presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal fala do período conturbado que Portugal, e o mundo, atravessam e deixa algumas linhas orientadoras que podem contribuir para a retoma turística.

Na rubrica Mude de destino onde mudámos o de Napoleão, sugere-se a Casa de Campo Moinhos da Gozundeira como local para repousar e desfrutar. Esta casa, datada do século XIX, foi restaurada de forma a manter o seu carácter rústico, com toques de modernidade. Localizada a 30 km de Lisboa, a casa está envolvida por uma enorme zona verde, ideal para caminhadas e passeios de bicicleta e a poucos quilómetros do dos Fortes das Linhas de Torres, situados no concelho de Sobral de Monte Agraço.

Na temática "visitar" é incontornável recomendar o local que, para muitos, é o mais extraordinário da primeira Linha de Defesa de Lisboa: o Forte do Alqueidão - onde se instalou o posto de comando tático de Wellington - e que está inserido no Circuito de Visita do Alqueidão - um circuito ao ar livre com quatro Fortes, uma estrada militar e uma zona de lazer, ligados entre si por uma rede de trilhos. Aí, o visitante encontrar sinalética pedestre, direcional e interpretativa dos locais, ao mesmo tempo que se deixa envolver pela magnífica paisagem, que se estende desde o Tejo até ao mar, pela fauna e pela flora. Isto tudo depois de visitar o Centro de Interpretação das Linhas de Torres (CILT), em Sobral de Monte Agraço e ficar a saber mais sobre um dos episódios históricos mais marcantes da história portuguesa - as Invasões Francesas - no local onde, outrora, teve lugar o combate entre tropas aliadas e tropas francesas, a 12 de outubro de 1810. O CILT tem desenvolver um programa de atividade ao longo do ano, dirigido a vários públicos. Veja em www.cilt.pt

A sugestão de escapadinha, reflete num tempo em que se procura a natureza, o conforto e a tranquilidade de espaços que nos convidam a descontrair e a relaxar, em segurança.

Nesta edição, voltamos a divulgar o que de melhor de faz na região e o que de melhor há para visitar, saborear e experimentar.

A revista pode ser encontrada nos postos de turismo dos municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira e nos respetivos Centros de Interpretação das Linhas de Torres, bem como em agentes de hotelaria, restauração e animação turística da região.

Sem comentários: