segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Para a História da Indústria Torriense – “Casa Damião/Tomix"


Foi hoje colocado à venda em duas livrarias torrienses, a “Gráfica” e a “União”, o livro “Casa Damião/Tomix – Memórias da Indústria Torriense – Diálogos com Francisco Paulo Damião”, da autoria de Joaquim Moedas Duarte, uma edição da Associação para a Defesa  e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras.

O livro conta a História de uma das empresas industrias pioneira de Torres Vedras, a Casa Damião, através das memórias de um dos filhos do fundador, Francisco P. Damião, recolhidas e devidamente contextualizadas por Joaquim Moedas Duarte.

Esta é a segunda incursão de Moedas Duarte pela história daqueles que ele apelida como “os latoeiros prodigiosos” que introduziram no concelho a industria metalomecânica, que revolucionou, no século XX, a economia de Torres Vedras.

Os outros “latoeiros prodigiosos” foram António Hipólito  e Francisco António da Silva.

A obra agora editada tem características diferentes da anterior dedicada à Casa Hipólito, considerando o autor que este novo livro “não é um estudo académico nem ensaístico”, mas uma “recolha de memórias e recriação ficcional sustentada em relatos orais”.

Seguindo, de forma organizada e estruturada, a entrevista com o filho do fundador da Casa Damião, esta é entrecortada com memórias ficcionais do próprio autor, onde se retrata uma época e se relaciona a evolução daquela empresa com a própria memória histórica de Torres Vedras ao longo do último século.

A obra inclui ainda um vasto reportório fotográfico, iconográfico e documental relacionado com a história da Casa Damião e a muitas personalidades a ela ligados, trabalhadores ou empresário.

Surgindo, por infeliz coincidência, numa semana marcada pela tragédia no seio da família Damião, esta é uma obra que nos remete para a memória do legado positivo deixado por essa família torriense.

A História de Torres Vedras sai mais enriquecida com a obra de Moedas Duarte.

 

Sem comentários: