quarta-feira, 19 de abril de 2023

No Dia do 50º aniversário - Documentos para a História do Partido Socialista em Torres Vedras


Fundado em 19 de Abril de 1973 no exílio alemão, o Partido Socialista só surgiu em Torres Vedras já depois do 25 de Abril, embora tenha existido, no início do século XX um primitivo Partido Socialista com alguma actividade em Torres Vedras.

Muitos dos fundadores do PS torriense já tinham tido participação na oposição ao Estado Novo e, em vésperas do 25 de Abril e nos primeiros tempos da nova situação, participaram em eventos unitários, ora participando nas acções do CDE em 1973, ora assinando alguns dos primeiros documentos de adesão ao regime democrático, junto com outros oposicionista locais.

É assim que integramos nesta amostra alguns desses documentos unitários, onde ainda não surge o nome do PS, mas onde participaram alguns dos fundadores desse partido a nível local.

Os restantes documentos referem-se, esses sim, aos primeiros tempos do PS em Torres Vedras, culminando no documento referente às primeiras eleições livres, as Constituintes realizadas em 25 de Abril de 1975, ganhas localmente a a nível nacional por esse partido.

Prometendo voltar ao tema de forma mais detalhada, aqui ficam alguns desses documentos para a história do PS em Torres Vedras (clicando sobre esses documentos podem lê-los em maior formato):



(4 de Maio de 1974)
(7 de Junho de 1974)
(Junho de 1974)


Sem comentários: