terça-feira, 12 de março de 2024

Geografia Eleitoral do voto no Concelho de Tores Vedras -Legislativas de 10 de Março de 2024

 

A Aliança Democrática foi a força política mais votada no concelho de Torres Vedras. No mapa do concelho editado em cima podemos ver quais foram os partidos mais votados nas freguesias torrienses, registando-se uma curiosa divisão do concelho entre o ocidente do concelho, forrado a "laranja" (Aliança Democrática) e as freguesias mais a leste a "rosa" (PS). Num concelho desde sempre dominado pelo PS, não deixa de ser signifiocativo que este partido apenas tenha vencido em 4 das 13 freguesias.
Este concelho foi um dos que registou uma das abstenções mais baixas, (29,44%) numas eleições já por si caracterizadas, a nível nacional, como uma das mais concorridas:
Neste mapa assinalamos a verde as freguesias onde a abstenção foi inferior aos 30% e, a amarelo, aquelas onde se registou uma maior abstenção. É curioso notar que três das quatro freguesias ganhas pelo PS se encontrem entre as que registaram uma amior abstenção.

Nos mapas seguintes assinalamos os partidos votados, respectivamente em 2º e 3º lugar em cada uma das freguesias do concelho:




Apenas três partidos partilham as três primeiras posições, sendo de assinalar, como novidade, a quantidade de freguesias onde o CHEGA (a negro) se tornou a 2 segunda ou a terceira força política.

De destacar os resultados dessa força política nas freguesias a norte, ou na Carvoeira e na Freiria.

Passamos agora a observar os melhores e piores resultados de cada força política. No caso do PSD e do PS, as cores mais carregadas indicam as freguesias onde obtiveram mais de 30% dos votos,  em cor intermédia aquelas onde obtiveram um resultado entre os 30 e os 25% e, a cor mais clara, aquelas onde obtiveram uma percentagem inferior ao 25%:



Esta análise acentua a diferença do peso eleitoral daqueles dois partidos entre o litoral e o interior do concelho.

Mas o resultado do CHEGA foi a grande novidade nacional e no concelho. No mapa seguinte podemos ver a distribuição percentual nas várias freguesias, assinalando, em tom mais carregado, aquelas onde esse partido obteve uma percentagem superior aos 25%, em tom intermédio as percentagem entre os 25 e os 20% e, em tom mais claro, aquelas onde obteve menor percentagem em relação ao total de votos expressos em cada freguesia:

Esse partido obteve o seu melhor resultado na fregueia de Campelos, um freguesia tradicionalmente dominada pelo PSD, enquanto que a sua pior percentagem se registou na freguesia que inclui a sede do concelho e na freguesia unida de Dois Portos e Runa, com tradições históricas de votar à esquerda.
No mapa seguinte indicamos qual foi a 4ª força política mais votada em cada uma das freguesias, uma espécie de "2ª liga" de partidos. A Azul escuro representamos a Iniciativa Liberal, a roxo o Bloco de Esquerda e a vermelho a CDU. A Iniciativa Liberal surge assim como o partido mais representado entre esse segundo pelotão, sendo igualmente curiosa a resistência da CDU em freguesias com alguma tradição em votar nesse partido. O Bloco de Esquerda rompe com essa "bipolarização" na freguesia da Ventosa.

Podemos ver, mais em pormenos, o comportamento dos partidos mais pequenos, com representação parlamentar. Em relação a estes partidos, com menos votação que os três primeiros, o critério das três cores, a mais carregada, a intermédia e a mais calara corresponde a outras percentagens, mais de 5% para as mais carregadas, entre 5 e 3% nas intermédias, e menos de 3%, as menos carregadas. Para o PAN, um pouco mais distante daqueles partidos, usámos apenas duas cores, a mais carregada para percentagens superiores a 2% e menos carregado para percentagens menores:
Nos mapas seguintes mostramos o melhor e o pior resultado (em percentagem) dos 8 partidos com representação parlamentar (Laranja - AD; Rosa claro - PS; Negro - CHEGA, Azul claro - Iniciativa Liberal; Verde- LIVRE, Azul Escuro - Bloco de Esquerda, Vermelho - CDU, Amarelo - PAN):





A Aliança Democrática, com 14 242 votos na totalidade do concelho (28,60%), teve o seu melhor resultado na Freguesia da Freiria (35,14%) e o pior na Carvoeira/Carmões (20,31%);
O PS, com 12 174 votos (24,44), foi melhor no Maxial/Mt Redondo (32,09) e pior em Campelos (19,35);
CHEGA, com 10 094 votos (20,27), foi melhor em Campelos (26,62) e pior em S. Pedro (urbana) (16,62);
IL, 2 849 votos (5,72), melhor Turcifal (6,87) e pior Dois Portos/Runa (3,09);
BE, 2 486 (4,99), melhor S. Pedro (urbana) (5,85), e pior Freiria (2,84);
LIVRE, 1 864 (3,74), melhor S.Pedro (urbana) (4,95), pior Campelos (2,30);
CDU, 1 652 (3,32), melhor Carvoeira/Carmões (6,89), pior S. Pedro da Cadeira (1,37);
PAN, 1 028 (2,06), melhor Silveira (2,70), pior Ventosa (1,54).

Aqui fica um contributo objectivo para conhecer os resultados eleitorais destas eleições no concelho de Torres Vedras.

Sem comentários: