quinta-feira, 8 de março de 2012

Ciclo de Debates - Mais Vida No Centro Histórico :



Reproduzimos aqui a nota à imprensa da Associação de Defesa do Património sobre esta iniciativa por si organizada, e que tem início no próximo Sábado:

"Mais Vida no Centro Histórico
"A Associação do Património de Torres Vedras vai realizar no auditório municipal (Av. 5 de Outubro), durante os meses de Março, Abril e Maio, um CICLO DE DEBATES em torno da revitalização do Centro Histórico. Os debates estão agendados aos Sábados pelas 16h, nas seguintes datas e temas:

"• 10 Março
"O papel dos cidadãos na revitalização dos Centros Históricos

"• 24 Março
Espaços devoluto, novos usos culturais e criativos

"• 14 Abril
Memórias do Centro Histórico

"• 28 Abril
Arquitetura e Urbanismo

"• 12 Maio
Economia e Inovação Social

"A Associação do Património de Torres Vedras vê com preocupação a crescente crise que atinge o Centro Histórico da nossa cidade e tem procurado intervir na procura de soluções. Com esta iniciativa a ADDPCTV pretende atrair o contributo dos cidadãos interessados na revitalização do Centro Histórico, que como se sabe passa atualmente por um processo de requalificação através do programa “Torres ao Centro”.

"O ciclo de debates contará igualmente com o suporte de um conjunto alargado de reflexões que vêm sendo publicadas no jornal Badaladas, na coluna “Patrimónios”, e cujo teor importa trazer para discussão pública. Partindo da esfera das ideias é também nosso objetivo a apresentação de soluções exequíveis tendo em conta as dificuldades atuais em que se encontra o país e os municípios.

"No final do Ciclo de Debates 2012 Mais Vida no Centro Histórico será editada uma monografia contendo os principais resultados e conclusões, a qual será enviada posteriormente aos órgãos autárquicos, comunicação social e demais partes interessadas.

"10 Março
"O papel dos cidadãos na revitalização dos Centros Históricos

"Nesta que é a sessão inaugural do ciclo de debates, contaremos com a presença da Eng.ª Carmen Quaresma (Coordenação da Estrutura de Gestão e Implementação do Torres ao Centro - Unidade de Apoio Técnico) que fará o ponto de situação relativo ao programa, bem como nos dará conta dos resultados do 2º Fórum de Participação Pública do Torres ao Centro.

"24 Março
"Espaços devolutos, novos usos culturais e criativos

"O uso socialmente diverso destes espaços pode originar oportunidades tais como: arrendamento habitacional a preços acessíveis; projetos no âmbito da economia social; espaços destinados a práticas artísticas, culturais e criativas emergentes; oficinas/loja de artesanato local; locais de ensaio para projetos musicais; acolhimento de novas associações ou grupos informais; projetos temporários...Os convidados desta sessão trazem a sua experiência para em conjunto refletirmos acerca de estratégias coletivas que contribuam para a revitalização do Centro Histórico. O Arqº José Manuel Lopes (Gabinete do Centro Histórico de Torres Vedras) dará conta do trabalho efetuado por este gabinete na identificação e caracterização de imóveis devolutos. Carlos Heinrich, artista e ativista, tem uma longa experiência em ocupação artística de edifícios devolutos, sendo por isso um importante contributo neste debate.

"Serão também convidados a uma participação mais ativa no debate, movimentos cívicos e cidadãos empenhados na revitalização do Centro Histórico".

Sem comentários: