segunda-feira, 9 de junho de 2014

Mila Gaipa - o Jornal do Centro Histórico de Torres Vedras

Cada vez mais desertificado em termos comercias, mas cada vez mais animado em termos culturais, o centro histórico de Torres Vedras tem agora o seu jornal.

Chama-se "Mila Gaipa" e os eu título é uma homenagem a uma das figuras tipicas que viveu no Centro Histórico, uma lavadeira aí nascida na segunda metade do século XIX.

De distribuição gratuita, esta publicação bimestral é dinamizada por várias associações que tem a sua sede nessa zona antiga da cidade, o Académico de Torres Vedras, a Associação para a Defesa do Património, o Atlético Clube Torriense, Coisa -Espaço de Criação da Companhia de Teatro JGM, a Cooperativa de Comunicação e Cultura, o Grupo 129 dos Escoteiros de Portugal, Estufa - Plataforma Cultural e a Transforma.

Uma agenda de eventos para estes dois meses de Junho e Julho, reportagens sobre gente, ruas e colectividades com sede nesta zona da cidade, são algumas das sugestões deste primeiro número.

Saindo para a rua no passado Sábado 7 de Junho, ditribuido durante a realização da mensal "Feira Rural", o seu lançamento coincidiu também com um fim-de-semana de grande animação dessa zona com a realização do festival de cinema de animação, e com a inauguração do novo espaço, nas antigas instalações do Operário, do Fórum de Associações Culturais, que inclui algumas das associações parceiras do jornal.

As associações que surgem como parceiras deste projecto não esgotam todo o conjunto de associações com sede na zona histórico, esperando-se que as que faltam também se venham a integrar no projecto para o enriquecerem.

Daqui desejamos uma longa vida a este original e interessante projecto jornalistico.

Sem comentários: