A visita foi guiada com a erudição e o profundo conhecimento histórico e da história da arte do professor e meu grande amigo José Travanca.
Deixo aqui algumas das fotograias tiradas durante a visita a alguns dos recantos do interior dessa Igreja.
Deixo aqui, igualmente, um breve apontamento sobre esse monumento, por mim recolhido há alguns anos atrás:
Igreja de S. Pedro
Monumento Nacional.
Sede de paróquia desde a fundação da nacionalidade.
Da sua fundação Medieval, restam apenas as fundações.
Reconstruída no séc. XVI. Novas obras em 1683.
Em 1797 Agostinho Madeira Torres tornou-se pároco desta igreja.
Exterior:
Pórtico manuelino, encimado pelas armas reais (armas com símbolos de Portugal e Castela) atribuídas à rainha D. Maria (2ª mulher de D. Manuel entre 1510 e 1517).
A porta de madeira à entrada data de 1712.
Porta lateral renascentista (a Norte) com armas pontifícias.
Outra porta lateral, também a norte, de tipo manuelino, pertenceu a uma capela do Turcifal.
Uma gárgula (parede sul) provavelmente proveniente do Chafariz dos Canos.
Interior:
Igreja de três naves de quatro tramos, cujos arcos redondos assentam sobre colunas com capitéis toscanos.
Elegante tecto de madeira.
Baptistério e fonte de pedra do século XVI, resguardada por grade de ferro datada de 1719.
Um orgão do século XVIII com interessante mísula de talha.
Lápides Funerárias :
- Túmulo de Luis Mouzinho de Albuquerque, falecido em consequência do ferimento recebido na Batalha de Torres Vedras em 22 de Dezembro de 1846.
- Várias com inscrições góticas.
- Uma de 1587 de Belchior Carvalho Terra.
Azulejos
- quinhentistas verdes e brancos (enxaquetados)
- de tapete do século XVII – painéis nas naves laterais sob os do século XVI, entre eles azulejos de “pontas de diamante”.
- Capela de Nª Sr.ª da Conceição : paisagem mística rural e marítima
- Nave Central: figurativos com os símbolos de S. Pedro
- Outros referidos no lugar próprio
Naves laterais:
Lado direito (lado da epístola):
- altar de Nª Srª de Fátima , em talha com azulejos quinhentistas;
- capela de N.ª Sr.ª da Boa Hora, fundada em 1613, com retábulo de talha dourada e altos relevos encimados pela Assunção de N.ª Senhora, mais azulejos narrativos do século XVIII : Anunciação; Pietá; Imaculada Conceição; Casamento da Virgem; Fuga para o Egipto. Imagens: Jesus Cristo e Sagrado Coração de Jesus;
- túmulo quinhentista de João Lopes Perestrelo e esposa, D.ª Filipa (vinculou a Quinta do Espanhol em 1542, acompanhou Vasco da Gama na sua segunda viagem à Índia em 1502, comandando um navio, e era primo da mulher de Cristovão Colombo). Junto, altar da Santissima Trindade, com Anjos e Imagem de Santiago.
Lado esquerdo (lado do evangelho):
- Altar de N.sª Sr.ª das Dores, com imagem da própria e outra de Cristo Crucificado.
- Capela de N.ª Sr.ª da Conceição, que pertenceu à irmandade do mesmo nome pintada a fresco. Com imagem de Nª Srª da Conceição, ladeada por S.tª Ana e S. Joaquim.Azulejos com paisagem mística rural e marítima.
Capela-mor:
Separada da nave por teia seiscentista de pau preto.
Azulejos de ponta de diamante do século XVII (entrada da sacristia).
Rodapé de azulejos de tapete do século XVII.
Retábulo em talha dourada do altar-mor, com sacrário e relevo estofado da Ressurreição.
Pinturas de S. Pedro e S. Paulo (lado direito) do século XVIII.
Imagens de S. Pedro e S. Paulo
Sacristia:
Tábuas quinhentistas 1 de S. Paulo ( Anunciação, Presépio, Cruz com Cristo ?)
Imagens de : Menino Jesus; Santo Antão; S. Judas Tadeu; S.tªRita de Cássia e S. Sebastião
Casa da Irmandade dos Clérigos Pobres
Construída entre 1737 e 1769.
No tecto podem ver-se 4 telas dos Evangelistas (S. Marcos, S. Mateus, S. Lucas e S. João) da autoria de Bernardo de Oliveira Góis.
Silhar de azulejos do século XVIII, com assuntos tirados da gravuras de Cláudio Coelho: - painel da Santíssima Trindade ladeado por 2 painéis com Abrãao e Jacob;
- painéis centrados sobre a Igreja, ladeados por S. Pedro e S. Paulo.
Aqui esteve instalado o Museu Municipal, inaugurado em 21 de Junho de 1929, aí funcionando até 1944.
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