terça-feira, 10 de novembro de 2009

Exposição Comemorativa do Bicentenário das Linhas de Torres


Amanhã, dia 11 de Novembro, Dia da Cidade de Torres Vedras, o Museu Municipal Leonel Trindade inaugura uma grande Exposição comemorativa do Bicentenário das Linhas de Torres.
Como é do conhecimento público, a inauguração desse evento contará com a presença do Presidente da Repúblca Cavaco Silva.
Segundo informação do próprio museu, a exposição será organizada do seguinte modo:

"A exposição será composta por três núcleos:

"Núcleo 1: Não Passarão! - A importância das Linhas de Torres Vedras para a Defesa de Lisboa "(Exposição permanente. Patente até 2012)
"Esta exposição de carácter permanente privilegia uma abordagem sobre a importância das Linhas de Torres Vedras, desde o conceito, técnica, construção e eficácia, na 3.ª invasão, para impedimento do avanço do exército francês em Portugal.

"Núcleo 2: As Invasões Francesas: Memórias e Relatos
(Exposição temporária. Patente até Novembro 2010)
"Recuperação de algumas memórias e relatos associados às Invasões Francesas e impactos sofridos pelas populações, no âmbito nacional e local.

"Núcleo 3: De Ciudad Rodrigo a Torres Vedras: Uma viagem pelas gravuras de época
(Gravuras de Ciudad Rodrigo. Patente até 11 Fevereiro 2010)
"Esta exposição enfatiza a estreita relação entre Ciudad Rodrigo e Torres Vedras durante a 3ª invasão, unidas pela passagem das tropas francesas. Apresenta uma série de gravuras que espelham os acontecimentos desencadeados pelo conflito Peninsular".

A exposição é de entrada Gratuita, estando aberta das 10h às 13h, durante a manhã, e das 14h às 18h, durante o período da tarde (encerra às Segundas-feiras).

Sem comentários: