No último dia de Dezembro de 1886 chegava a Torres Vedras a primeira locomotiva do caminho-de-ferro. Em Maio de 1887 iniciava-se o serviço regular de mercadorias e passageiros entre Lisboa e Torres Vedras, por via férrea.
Pouco mais de um mês depois tinha lugar na vila mais uma edição da tradicional Feira de S. Pedro.
Nesta primeira feira após a chegada do caminho-de-ferro fez-se notar, desde logo, o impacto desse novo meio de transporte, como referia a imprensa da época:
“De a verem tão concorrida, como este ano, não se lembram os moradores mais antigos daqui. Desde o amanhecer até à noite foi incessante a romaria até ao local da feira, que, sendo tão vasto, tornou-se naquele dia insuficiente para conter a multidão, que afluiu de todos os pontos, e o avultado numero de barracas de todos os géneros e feitios que ali estavam armadas. Em todas se fizeram vendas regulares. As de comes e bebes, as dos espectáculos variados, incluindo os cavallinhos, estiveram sempre cheios de apreciadores. Gado abundava, mas de qualidade inferior. Assim mesmo, os ciganos fizeram bom negocio.
“Permaneceram ainda na quinta feira algumas barracas, e dizem-nos que as das diversões ficam por alguns dias, por isso que continuam a atrair muita gente como as da empresa “Honorio & C.ª” que têem o pomposo titulo de “Corridas de cavallos”, e de Tiro ao alvo com magnificas espingardas alemãs, pelo que tem apanhado boa soma de vinténs.
“Pode dizer-se que reinou no recinto da feira a melhor ordem (…)”
Pouco mais de um mês depois tinha lugar na vila mais uma edição da tradicional Feira de S. Pedro.
Nesta primeira feira após a chegada do caminho-de-ferro fez-se notar, desde logo, o impacto desse novo meio de transporte, como referia a imprensa da época:
“De a verem tão concorrida, como este ano, não se lembram os moradores mais antigos daqui. Desde o amanhecer até à noite foi incessante a romaria até ao local da feira, que, sendo tão vasto, tornou-se naquele dia insuficiente para conter a multidão, que afluiu de todos os pontos, e o avultado numero de barracas de todos os géneros e feitios que ali estavam armadas. Em todas se fizeram vendas regulares. As de comes e bebes, as dos espectáculos variados, incluindo os cavallinhos, estiveram sempre cheios de apreciadores. Gado abundava, mas de qualidade inferior. Assim mesmo, os ciganos fizeram bom negocio.
“Permaneceram ainda na quinta feira algumas barracas, e dizem-nos que as das diversões ficam por alguns dias, por isso que continuam a atrair muita gente como as da empresa “Honorio & C.ª” que têem o pomposo titulo de “Corridas de cavallos”, e de Tiro ao alvo com magnificas espingardas alemãs, pelo que tem apanhado boa soma de vinténs.
“Pode dizer-se que reinou no recinto da feira a melhor ordem (…)”
(A Voz de Torres Vedras, 2 de Julho de 1887).
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