segunda-feira, 22 de junho de 2009

22 de Junho de 1924 - os "dias da rádio" chegam a Torres Vedras


Em 22 de Junho de 1924 tem lugar a primeira audição inaugural de rádio em Torres Vedras, promovida pelo “Rádio Club de Torres Vedras”, cujos estatutos tinham sido aprovados em 25 de Abril desse ano.
O bichinho pelo “som” e pela rádio “mexeu” desde muito cedo com os torrienses.
A existência de um grande número de bandas filarmónicas no concelho, durante a segunda metade do século XIX e o início do século XX, demonstram o interesse da gentes de então pela audição musical.
Também, desde muito cedo, foi introduzido em Torres Vedras o último grito em técnicas de divulgação sonora.
Logo no dia 2 de Dezembro de 1894 chegava a Torres Vedras o fonógrafo, inventado 16 anos antes por Edison.
Um jornal local da época anunciava esse acontecimento nos seguintes termos:
“O Aparelho que foi adquirido pelo sr. J.S.d’Oliveira Miranda na ocasião da exposição de Chicago, continua dando audição na sala do Grémio de Torres Vedras, onde o público pode ir ouvir mediante pequena quantia”.
Apenas 7 anos depois, em 25 de Fevereiro de 1901, tinha lugar a primeira audição do gramofone em Torres Vedras, por iniciativa de Cândido de Sousa Nascimento Vieira, que deu uma audição pública desse aparelho na sala do Casino.
O novo passo na evolução tecnológica da divulgação sonora deu-se, nesta terra, nos anos 20, quando “um grupo de rapazes” fundou na “vila uma sociedade para a vulgarisação da telefonia sem fios”.
Esse grupo adquiriu um “moderníssimo aparelho destinado à recepção de concertos musicais transmitidos pelas estações inglesas, francesas, americanas, italianas, etc.”[1].
No controle técnico dessa iniciativa encontravam-se “jovens” como António Hipólito ou Leonel Trindade.
Criado apenas 4 anos depois da primeira emissão regular de rádio a nível mundial, os responsáveis por esta iniciativa promoviam a audição pública de musica Jazz e Clássica.
O “Rádio Club” durou cerca de uma ano, tendo-se dissolvido em 1925, integrando-se no grupo fundador da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras, fundada oficialmente em 9 de Abril de 1925.
Só na década de 60 surge a primeira rádio local, gerida por funcionários e doentes do sanatório do Barro.
Em 1976 surgiu um novo e efémero projecto, a Rádio Onda Livre.
Mais recentemente, na década de 80 do século passado, desde 1984, Torres Vedras conheceu um amplo movimento pela legalização das rádios locais, com a fundação da Rádio Onda Livre, da Rádio Estremadura e da Rádioeste, que começaram a emitir diariamente a partir de 1986, às quais se juntaria a Rádio Europa.
Só as duas últimas, Rádioeste e Rádio Europa, conseguiram ver reconhecida a sua legalização, mantendo-se ainda hoje em funcionamento.
Esta é uma história que ainda está por fazer, deixando aqui algumas pistas, neste dia em que se comemora a primeira audição pública da rádio em Torres Vedras.

[1] “A Nossa Terra”, 20 de Abril de 1924.

Sem comentários: